Novo Volvo XC60

Novo Volvo XC60 custará a partir de R$ 235.950

Objetivo da marca é recuperar a liderança do segmento. Ponto alto é a segurança

WM1 / 02/06/2017 às 11:15atualizado 07/06/2017 às 11:12

Nas palavras do diretor, João Oliveira, a Volvo mostra sua ambição com o novo Volvo XC60. "Nosso objetivo é retomar a liderança do segmento". Ou seja, o modelo mais vendido da marca no Brasil desembarca em sua segunda geração em setembro com a missão de bater o Land Rover Discovery Sport, líder nas vendas desde 2016. No lançamento serão três opções de configuração com preços entre R$ 235.950 e R$ 266.950.

Como não poderia ser diferente, o SUV da Volvo tem como ponto alto a segurança. O novo XC60 estreia na marca três itens para proteger os ocupantes do veículo.

O sistema de proteção em saída de estrada atua na direção e nos freios para manter o veículo na faixa de rodagem em caso de descuido do condutor. Já o suporte de direção (City Safety) ajuda o motorista em manobras evasivas quando há potencial de colisão com outros carros, motos, animais de grande porte ou pessoas. Por fim, a Volvo aprimorou o sistema de alerta do ponto cego, que detecta a aproximação de outros veículos e emite uma luz nos retrovisores externos para alertar o motorista. Com a atualização, o programa é capaz de interferir na direção do veículo caso o motorista tente invadir uma faixa que esteja ocupada por outro carro ou moto.

Outra importante novidade para a linha XC60 é a introdução da direção semi-autônoma (Pilot Assist), que permite ao condutor guiar sem estar com as mãos no volante a velocidades de até 130 km/h. O equipamento foi lançado junto com a família XC90, a venda no Brasil desde o ano passado. É o primeiro modelo da sua categoria a contar com o auxiliar. O equipamento faz parte do sistema de piloto automático adaptativo, presente nas versões intermediária e topo de gama.

MOTOR

Por enquanto, a Volvo trará para o Brasil o XC60 equipado apenas com o motor 2.0L turbo com injeção direta de combustível de quatro cilindros T5 a gasolina, que foi atualizado e passou a entregar até 254 cavalos de potência (na antiga geração, o propulsor rendia 245 cv) e 35,8 kgf.m entre 1.500 e 4.800 rpm. Segundo a Volvo, com este propulsor o XC60 é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 6,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 220 km/h. O cambio é automático de oito velocidades da alemã ZF. Todos os XC60 terão tração nas quatro rodas (AWD) e cinco modos de condução (do econômico ao individual, com ajustes setados pelo condutor).

VERSÕES E PREÇOS

MOMENTUM – R$ 235.950

Por este preço, a versão de entrada do novo XC60 traz entre os principais equipamentos de série rodas aro 19, teto solar panorâmico, sistema de som de 330 watts, sistema de navegação, bancos dianteiros elétricos, com ajuste lombar elétrico e memória para o motorista, ar-condicionado digital dual-zone, quadro de instrumentos digital (TFT) de oito polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, alerta de colisão dianteira, suporte de direção (City Safety) com detecção noturna, sistema de alerta de mudança de faixa (LKA), sistema digital de leitura de placas de velocidade, assistente de partida em aclives (HSA) e declives (HDC), faróis full-LED auto direcionais e faróis de neblina em LED.

Outra importante novidade para a linha XC60 é a introdução da direção semi-autônoma (Pilot Assist), que permite ao condutor guiar sem estar com as mãos no volante a velocidades de até 130 km/h

INSCRIPTION – R$ 256.950

Além de incorporar os principais equipamentos da versão Momentum, a versão intermediária Inscription traz painel de instrumentos de 12,3 polegadas, direção semiautônoma (Pilot Assist), alerta de colisão traseira, rodas aro 20, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com alerta de tráfego (Cross Traffic Alert), chave revestida em couro com controle remoto integrado e função memória, sistem de travamento e abertura das portas sem chave (keyless), controle de cruzeiro adaptativo, espelhos retrovisores externos com escurecimento automático e abertura e fechamento elétrico com função hands-free.

R-DESIGN – R$ 266.950

A versão topo de gama da nova linha XC60 será a R-Design. Voltada para a esportividade, a variação incorpora aos equipamentos de série presentes na Inscription, subwoofer, bancos esportivos, paddle shifts (borboletas) incorporado ao volante multimídia, rodas aro 21, jogos de carpete R-Desing, pedais e para-choques esportivos, além de spoiler traseiro. Segundo a marca, o chassi é um pouco mais rígido que as demais versões.

Serão até quinze possibilidades de cores externas e seis variações internas.

DIESEL E HÍBRIDA

Depois de um ano chegará ao mercado as variações do XC60 com propulsores turbodiesel e híbrido, T8, que será a topo de gama com 407 cavalos de potência máxima.

Segundo João Oliveira, a expectativa é vender entre 250 e 300 unidades por mês, que daria em torno de 35% de participação deste segmento de compactos premium. Além do Land Rover Discovery Sport, a Volvo considera os alemães Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC como os seus principais competidores.

Viagem a Barcelona feita a convite da Volvo

Editor, amante dos carros desde criança e colecionador de revistas automotivas. Seu passatempo preferido é viajar de carro ouvindo um bom rock. No mundo automotivo, tem uma queda pelas peruas e pelos esportivos. Quando não está fuçando sobre carros tenta a sorte nas quadras de tênis

Matérias relacionadas