A MINI até cogitou fabricar o Countryman no Brasil, mas por conta da queda nas vendas do segmento a segunda geração do SUV virá importada da Austria. A estreia em terras tupiniquins está marcada para acontecer no dia 19 de abril. O modelo será oferecido em três versões de configuração com preços entre R$ 144.950 e R$ 189.950. Na virada do ano está previsto para chegar a variação mais esportiva John Cooper Works.
A MINI abanolizou a nova geração do Countryman. O modelo ficou 20,6 centímetros mais longo, 3,8 cm mais largo além de ter ganho 7,5 cm no entre-eixos. Já a capacidade do porta-malas passou de 350 para 450 litros. No visual, o estilo tradicional do pequeno MINI foi mantido, apesar da preocupação de deixar o SUV com ar mais robusto. Os faróis dianteiros esticados, presentes na ultima reestilização do hatch, estão presentes. Agora, a versão mais cara, a ALL4, ostenta grandes rodas aro 19 (225/45) e teto solar panorâmico a partir da versão intermediária, Cooper S.
Segundo Rodrigo Novello, gerente sênior de produto e preço MINI no país, as principais reclamações dos donos foram corrigidos nesta nova geração. "Melhoramos o espaço interno, deixamos o modelo mais tecnológico e ainda recalibramos a suspensão. Pontos que podiam evoluir segundo os clientes do modelo", explicou.
Countryman Cooper 1.5L (136 cv)
R$ 144.950
Countryman Cooper S 2.0L (192 cv)
R$ 164.950
Countryman ALL4 2.0L (192 cv)
R$ 189.950
MOTORES
O novo MINI Countryman chega com duas opções de motores, ambos turbo à gasolina. A versão de entrada, Cooper, traz um propulsor 1.5L turbo de três cilindros de 136 cavalos de potência máxima e torque total de 22,6 kgf.m entre 1.400 e 4.300 rpm. O câmbio é automático de seis velocidades. Nesta configuração, o Countryman acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h.
Entre os principais equipamentos de série na versão de entrada estão seis airbags, farois dianteiros em full LED, assentos com ajuste eletrônico e memória, ar-condicionado dualzona e sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas.
As versões Cooper S e ALL4 receberam o propulsor 2.0L turbo de 4 cilindros que gera 192 cv de potência máxima entre 5.000 e 6.000 rpm. O torque máximo é de 28,6 kgfm entre 1.350 e 4.000 rpm. A caixa nestas configurações é automática de oito velocidades. A aceleração no 0 a 100 km/h é feita em 7,2 segundos e a velocidade máxima é de 222 km/h.
Por R$ 164.950 o Cooper S traz bancos forrados em couro, com ajuste elétrico e memória, teto solar panorâmico e rodas aro 18 como principais equipamentos. Ficou reservado a versão topo de gama, a tração nas quatro rodas, além de som da marcam Harman / Kardon, sistema de navegação com tela de 8,8 polegadas e hd interno de 20 GB e head up display.
A MINI vendeu 1.436 unidades em 2016 no Basil, número que espera superar este ano com a chegada do novo Countryman. Se seguir a tendência mundial, o novo SUV da marca deverá representar 25% do total de vendas da MINI.