Newsletter
Share

Redes Sociais

Novo EcoSport 2018 Freestyle

Novo EcoSport 2018 parte de R$ 73.990

Confira versões e preços do SUV que inaugurou o segmento no Brasil e quer voltar a ser referência

WM1 / 25/07/2017 às 03:00atualizado 26/07/2017 às 15:34

Nesta segunda-feira (24) a Ford lançou no Brasil o EcoSport 2018. O SUV que inaugurou no Brasil o segmento que hoje mais cresce no mercado, o de utilitários esportivos, precisava com urgência de um fôlego para brigar com a concorrência. Não se trata de uma nova geração, mas sim de uma reestilização de meia-vida onde a Ford fez questão de ouvir os clientes para entender o que eles gostariam de ter em um SUV.

O novo EcoSport 2018 chega às lojas no final do mês de agosto, com novo motor, novo câmbio e muito mais recheio. Serão oferecidas cinco versões, SE (manual e automática), Freestyle (manual e automática) e Titanium (automática) com preços que vão de R$ 73.990 a R$ 93.990.

Ele quer voltar a ser referência

Depois de uma enxurrada de rivais com muitos atributos, a estratégia da Ford para o novo Eco é oferecer conteúdo e preço. O principal destaque das versões SE e Freestyle é o novo powertrain.

O downsizing também chegou ao SUV que aposentou o 1.6 Sigma e ganhou um motor totalmente novo que será comercializado globalmente, o 1.5 de três cilindros. Este motor, por enquanto, vem importado da Índia, mas a Ford já confirmou sua produção no Brasil. Mais leve, mais compacto e com menos atrito, ele entrega mais potência e melhores números de desempenho: 137 cv e 16,16 kgf.m de torque (etanol) ante os 131 cv e 16,13 do Sigma 1.6.

Segundo o Inmetro, o novo propulsor tem consumo de 8,3 km/l no etanol e 11,6 km/l na gasolina em circuito urbano e 9,0 km/l (etanol) e 13,1 km/l (gasolina) na estrada para as versões com câmbio manual. Já o automático realiza com etanol 7,1 km/l na cidade e 8,9 km/l em rodovias, e na gasolina faz 10,4 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Classificado com nota A na categoria.

Outra novidade é o câmbio. A Ford desistiu do Powershift de dupla embreagem (que convenhamos, deu muita dor de cabeça) e optou por um novo câmbio automático de seis velocidades com conversor de torque. Esqueça aquele botãozinho chato na alavanca para trocas de marcha, agora o EcoSport ganhou borboletas para trocas atrás do volante. Sem dúvida, uma maneira muito mais ergonômica e prazerosa de guiar.

A suspensão foi aprimorada e ganhou 17 mm a mais de curso na dianteira, enquanto o eixo traseiro ficou mais rígido. A aerodinâmica também foi trabalhada, além dos defletores de ar, a grade ativa abre e fecha as aletas de acordo com a velocidade. Ajudam na dinâmica também o controle de estabilidade e tração e o novo sistema anticapotamento. Tudo isso desde a versão de entrada, inclusive o pacote com sete airbags de série (frontais, laterais, de cortina e de joelho), isofix, auxílio de frenagem e luzes de emergência.

Conectividade

Um dos atributos mais valorizados pelos clientes foi a conectividade. De série, o novo EcoSport vem com SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque compatível com Android Auto e Apple Car Play. Há ainda duas entradas USB com amperagem maior para uma carga mais rápida dos dispositivos eletrônicos. Segundo a Ford, as portas são capazes de transmitir energia a 2,5 ampere enquanto as convencionais estão na casa de 0,9. 

Confira os preços e principais equipamentos de cada versão:

EcoSport SE 1.5 MT – R$ 73.990
Além do motor 1.5 três cilindros de 137 cv, a versão de entrada do novo Eco conta com sete airbags de série, um sistema anticapotamento batizado de Advance Trac, ar condicionado, assistente de partida em rampa, piloto automático, sensor de pressão dos pneus, central de entretenimento SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, grade frontal com controle ativo e rodas aro 15.

EcoSport SE 1.5 AT – R$ 78.990
Tudo da versão SE mais o novo câmbio automático de seis velocidades com borboletas para troca de marcha atrás do volante.

EcoSport Freestyle 1.5 MT – R$ 81.490
Nesta versão, além dos equipamentos da versão SE, a tela do SYNC 3 é de 8”, há câmera de ré, ar-condicionado automático e digital, luzes diurnas de LED, painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas, sistema inteligente do porta-malas, bancos que mesclam tecido e couro e rodas aro 16.

EcoSport Freestyle 1.5 AT – R$ 86.490
Adiciona câmbio automático de seis velocidades com borboletas para trocas de marchas atrás do volante.

EcoSport Titanium 2.0 AT – R$ 93.990
Na topo de linha, o motor é o 2.0 de 176 cv e todos os equipamentos da versão Freestyle mais teto solar, auxiliar de ponto cego, partida sem chave, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de xenon, bancos em couro, sistema de som Sony Premium Sound e rodas de liga aro 17.

Confira em breve todos os detalhes e nossas impressões ao volante do novo EcoSport 2018.

 

Sempre preferiu carrinhos a bonecas. Seu primeiro brinquedo motorizado foi um Jeep Willys 1951, que dirige até hoje. É realizada escrevendo sobre veículos, seja ele qual for. Acorda cedo para assistir ao MotoGP.

Matérias relacionadas