Como funciona a injeção de água do M4 GTS

Sistema refrigera motor e melhora qualidade da combustão

  1. Home
  2. Dicas
  3. Como funciona a injeção de água do M4 GTS
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O BMW M4 GTS é o modelo mais extremo da atual geração do esportivo. Limitado apenas a 700 unidades, ele elevou o nível de performance do cupê, transformando-o em um canhão pronto para a pista. Com uma dieta a base de fibra de carbono e escape em titânio, o GTS é 27 kg mais leve que a versão básica.

A suspensão acompanha a preparação esportiva e o motor seis cilindros biturbo de 3 litros chega aos 500 cv, contra 430 cv da versão Coupé. Esse enorme ganho de potência tem um responsável pouco comum na engenharia moderna – por enquanto. O motor ganhou um sistema de injeção de água que refrigera o motor e melhora a qualidade da combustão no cilindro.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Fabiana Piazza, diretora da Bosch que desenvolveu e produz a tecnologia, anunciou em entrevista a revista Autocar que em 2019 o sistema deverá ser produzido em massa, chegando a carros mais ‘comuns’. Enquanto isso não acontece, te explicamos mais detalhadamente como funciona a injeção de água.

O seis cilindros da M4 GTS possui injeção direta de combustível, por isso o posicionamento do bico injetor de água fica antes da válvula de admissão – localizada à esquerda na foto abaixo. Quando ela é aberta, o bico injeta um spray de agua destilada que entra no cilindro e ‘participa’ da combustão. Pela pouca quantidade de água e temperatura baixa, esse spray permite que, na combustão, a temperatura do motor não seja tão elevada.

Sistema de injeção de água Bosch
Sistema de injeção de água Bosch
Crédito: Sistema de injeção de água Bosch
toggle button

Desta forma, em aceleração total, o motor funciona por mais tempo com máxima pressão de turbo e antecipando o ponto de faísca e assim produzindo mais potência. Segundo a BMW, no M4 GTS, a injeção de água aumenta a cavalaria do modelo em 5%.

Além disso, a Bosch declara que, dependendo do foco dado no desenvolvimento do motor, esse sistema diminui o consumo de combustível em até 13%. A emissão de gases também pode diminuir em até 4%.

Dependendo do tamanho do tanque e do estilo de condução, a Bosch diz que o tanque de água dever ser reabastecido a cada 3 mil km.

 

Comentários