Em busca de carros elétricos baratos para dar o seu primeiro passo no universo dos automóveis a bateria? A boa notícia é que esse mercado está cada vez mais aquecido, e não faltam novidades.
A mais recente delas é o BYD Dolphin Plus, um hatch compacto com pegada de monovolume, que mexeu no top 10 do ranking de carros elétricos mais baratos do mercado brasileiro. Confira a seguir quais são - e o que oferecem - os modelos a bateria mais acessíveis no Brasil.
Variação elétrica do Peugeot 208 de segunda geração, o e-208 GT é comercializado por R$ 225.990. Tem a mesma plataforma do SUV e-2008 e compartilha inclusive o mesmo conjunto mecânico, com motor de 136 cv. Vai de zero a 100 km/h em 8,3 segundos.
A bateria de 50 kWh garante uma autonomia de 362 quilômetros com uma carga. Em dimensões, são 4,06 m de comprimento, 1,43 m de altura, 1,75 m de largura e entre-eixos de 2,54 m.
A Peugeot decidiu se mexer com a chegada de novos concorrentes e reajustou o preço do SUV compacto Peugeot e-2008, que agora sai por R$ 219.990 e é o modelo elétrico mais acessível da marca francesa.
Com 4,30 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, o SUV é maior que o Peugeot 2008 de primeira geração, que ainda segue em produção na fábrica de Porto Real (RJ). O e-2008 tem motor de 136 cv, acelera de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e roda até 345 quilômetros com uma carga de bateria.
Primeiro SUV compacto da marca sueca, o Volvo EX30 entrou em pré-venda no Brasil com preços a partir de R$ 219.950. Valor pedido pelo fabricante para a versão Core Single Engine.
Nesta configuração de entrada, o modelo - de visual exótico e também feito na China - tem um motor traseiro com 272 cv de potência e 35 kgf.m de torque. Com uma bateria de 51 kWh, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e roda até 344 quilômetros (ciclo WLTP).
7. Fiat 500e
Com porte de subcompacto, o icônico modelo da marca italiana retornou ao mercado brasileiro em 2021 apenas na variação elétrica 500e, que atualmente é comercializada por R$ 214.990.
Tem motor de 118 cv, que permite ao 500e acelerar de zero a 100km/h em nove segundos, e uma bateria de 42 kWh, que garante ao modelo uma autonomia de até 320 quilômetros com uma carga.
O recém-lançado BYD Dolphin Plus (R$ 179.800) é a versão bombada do Dolphin. Com a mesma carroceria, que mistura linhas de hatch compacto com minivan, se diferencia do carro mais barato pelo conjunto mecânico mais poderoso.
O motor, de 204 cv e 31,7 kgf.m de torque, é o mesmo do SUV Yuan Plus. Com uma bateria de 60,5 kWh, tem 427 quilômetros de autonomia segundo o ciclo WLTP (estimados 294 km no padrão do PBEV).
Maior que o Dolphin, mas ainda com dimensões de hatch compacto, o modelo tem um motor de 171 cv e torque de 25,5 kgf.m. Chega a 160 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Roda até 300 quilômetros com uma carga (padrão WLTP).
A chinesa BYD surpreendeu ao lançar no mercado brasileiro o hatch Dolphin por R$ 149.800, já que o modelo é bem equipado e tem porte de compacto com seus 4,13 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
Além das dimensões avantajadas frente às dos concorrentes da mesma faixa de preços, tem motor dianteiro de 95 cv e vai de zero a 100 km/h em 10,9 segundos. Com sua bateria de 44,9 kWh, roda até 192 quilômetros com uma carga.
Variação elétrica do subcompacto nacional da Renault, Kwid E-Tech é importado da China e oferecido por R$ 139.900. Tem motor dianteiro de 65 cv e vai de zero a 100 km/h em 14,6 segundos. Com sua bateria de 26,8 kWh, roda até 185 quilômetros com uma carga.
O seu destaque frente ao concorrente da Caoa Chery é o tamanho: com 3,73 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,42 m, oferece mais espaço para os ocupantes do banco traseiro.
Comercializado por R$ 135.900, o JAC E-JS1 segue no topo da lista dos carros elétricos mais baratos do mercado brasileiro. Subcompacto, tem 3,65 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,54 m de altura e 2,39 m de entre-eixos.
Já o conjunto mecânico é composto por um motor dianteiro de 62 cv. Alimentado por uma bateria de 30 kWh, o carro pode rodar até 302 quilômetros, apontam os números oficiais do fabricante.
O subcompacto Caoa Chery iCar é vendido por R$ 119.990. Tem motor traseiro de 61 cv e acelera de zero a 100 km/h em 12,9 segundos. Com uma bateria de 30,8 kWh, pode rodar até 197 quilômetros com uma carga.
Diminuto, leva - na teoria - até quatro passageiros. Mas os 3,20 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,59 m de altura e o entre-eixos de 2,15 m mostram que o iCar funciona bem melhor como um veículo urbano para, no máximo, dois ocupantes.
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