Paguei a multa duas vezes: O que fazer?

Saiba como solicitar a devolução do pagamento feito em duplicidade ou em valor maior que o da infração

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Paguei a multa duas vezes: O que fazer?
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ser surpreendido por uma multa, seja ela menos ou mais grave, nunca vai ser uma situação confortável.

Nessa hora, muita gente fica preocupada, nervosa e confusões podem acontecer, como o pagamento da mesma taxa pela infração duas vezes.

Pode parecer impossível, mas esse tipo de confusão acontece e nesse momento é importante saber o que fazer para não perder o valor pago em duplicidade.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Paguei a multa duas vezes: O que fazer?

Como funciona?

Nessa situação, o primeiro passo é procurar o site do Departamento de Trânsito do seu estado - ou, caso não haja, procurar um posto físico do órgão.

No caso de São Paulo, por exemplo, a solicitação é feita através da internet por meio do preenchimento de formulário no site SIPET (Sistema de Peticionamento Eletrônico), do Detran-SP.

Para acessar o portal, o motorista deve se logar usando um Certificado Digital ou com a conta Gov.br. Em seguida, basta escolher a aba relativa à taxa que foi paga em duplicidade e escolher a opção "multas de trânsito motivadas por pagamento indevido ou maior".

Multas Cet F1
A análise do pedido de restituição do valor pago em duplicidade pode levar 30 dias
Crédito: Divulgação
toggle button

Prazo

Depois disso, o usuário deverá fazer o preenchimento dos dados e o upload dos arquivos solicitados, que comprovam a duplicidade. O pedido deve ser acompanhado pelo site. O prazo para análise pode levar até 30 dias.

O processo em outros estados pode ser diferente, então é importante consultar os canais de atendimento do departamento local.

Tags:Dicas