O balanço do ano mostra que a Honda tinha previsões realmente promissoras para 2015. Eu diria equivocadas. Tanto que encerrou o ano lamentando as dificuldades e as vendas limitadas, a ponto de abortar a inauguração da fábrica em Itirapina no final do ano e adiar o início da produção para março próximo.
Não, a Honda não teve queda de vendas de 37% como a Fiat e a Volkswagen ou 32% como a GM; muito menos perdeu 33% como a Kia, 44% como a Chery ou 40% como a JAC. A Honda, na verdade, foi a marca que mais cresceu em vendas no ano passado entre as de grande volume (as dez mais), com aumento de 11,2%, com 15.489 unidades a mais do que o ano anterior e alcançou seu recorde histórico.
Foi também a marca que mais conquistou participação no mercado interno, cresceu 2,05 pontos percentuais, saltando de 4,14% para 6,19%.
Entre as (poucas) marcas que aumentaram a participação no mercado, a Honda foi a única que cresceu também em volume de vendas: saltou de 137.913 unidades em 2014 para 153.402 em 2015. Toyota (+1,23%) e Hyundai (+1,14%) também aumentaram a participação em mais de um ponto percentual, mas ambas perderam em volume: a Toyota vendeu apenas 175.830 unidades, contra 195.450 em 2014 e a coreana caiu de 237.157 para 204.683. A outra que teve um aumento de participação expressivo foi a Jeep, que partiu de uma base inexpressiva (0,01%) e conquistou 1,59% no primeiro ano do Renegade.
Outras marcas que aumentaram a participação foram Ford, Nissan e Renault, apesar de terem diminuído as vendas (veja quadro) e as três alemãs de luxo, Mercedes-Benz, Audi e BMW, que ainda tiveram aumentos expressivos no volume de vendas em relação a 2014: a Audi, por exemplo, vendeu 17.541 unidades, contra 12.487 no ano anterior.
Outro aspecto a destacar no quadro do balanço de 2015 é inexistência de crise no mercado de luxo. Todas as marcas de luxo tiveram crescimentos expressivos. Além das três alemãs, aumentaram vigorosamente as vendas no ano da crise de 2015 a Volvo (+22%), a Subaru (+45%), a Lexus (+64%) e a Jaguar (31%).
QUEM MAIS GANHOU E QUEM MAIS PERDEU EM 2015:
Ord.
Marca
2014
2015
Variação
% Dif.Part.
Unidades.
% Part.
Unidades.
% Part.
Unidades
%
1º
Honda
137.913
4,14
153.402
6,19
15.489
11,23
2,05
2º
Jeep
3.311
0,1
41.795
1,69
38.484
1.162,30
1,59
3º
Toyota
195.450
5,87
175.830
7,1
-19.620
-10,03
1,23
4º
Hyundai
237.157
7,12
204.683
8,26
-32.474
-13,69
1,14
5º
Ford
308.099
9,25
253.625
10,24
-54.474
-17,68
0,98
6º
Mercedes-Benz
15.607
0,47
20.088
0,81
4.481
28,71
0,34
7º
Audi
12.487
0,38
17.541
0,71
5.054
40,47
0,33
8º
Nissan
72.364
2,17
61.240
2,47
-11.124
-15,37
0,3
9º
Renault
237.223
7,13
181.577
7,33
-55.646
-23,45
0,2
10º
BMW
15.054
0,45
15.852
0,64
798
5,3
0,19
11º
Land Rover
9.391
0,28
8.813
0,36
-578
-6,15
0,07
12º
Volvo
3.129
0,09
3.823
0,15
694
22,17
0,06
13º
Troler
1.483
0,04
2.019
0,08
536
36,14
0,04
14º
Lifan
5.355
0,16
5.005
0,2
-350
-6,53
0,04
15º
Subaru
1.126
0,03
1.639
0,07
513
45,55
0,03
16º
Suzuki
6.043
0,18
5.258
0,21
-785
-12,99
0,03
17º
Geely
182
0,01
651
0,03
469
257,69
0,02
18º
Foton
174
0,01
482
0,02
308
177,01
0,01
19º
Smart
371
0,01
614
0,02
243
65,49
0,01
20º
Lexus
245
0,01
402
0,02
157
64,08
0,01
21º
Jaguar
396
0,01
521
0,02
125
31,56
0,01
22º
Porsche
823
0,02
775
0,03
-48
-5,83
0,01
23º
Míni
2.486
0,07
1996
0,08
-490
-19,71
0,01
24º
RDK
196
0,01
235
0,01
39
19,89
0
25º
Iveco
3874
0,12
2557
0,1
-1317
-33,99
-0,01
26º
Shineray
934
0,03
358
0,01
-576
-61,67
-0,01
27º
Jinbei
677
0,02
208
0,01
-469
-69,27
-0,01
28º
Rely
951
0,03
332
0,01
-619
-65,08
-0,02
29º
Ssangyong
903
0,03
201
0,01
-702
-77,74
-0,02
30º
Hafei
976
0,03
216
0,01
-760
-77,86
-0,02
31º
Dodge
3.652
0,11
2.089
0,08
-1563
-42,79
-0,03
32º
JAC
8.416
0,25
5.026
0,2
-3390
-40,28
-0,05