Corolla x Sentra x Civic: a dança dos sedãs

Modelos de Toyota, Nissan e Honda têm trajetórias distintas no mercado brasileiro, e isso pode mudar novamente

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Corolla x Sentra x Civic: a dança dos sedãs
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Todo mundo sabe que o Toyota Corolla é o líder incontestável do segmento de sedãs médios no mercado brasileiro. O modelo vendeu este ano, entre janeiro e setembro, nada menos que 31.309 unidades.

É mais de dez vezes o volume do segundo lugar, atualmente ocupado pelo Nissan Sentra - que emplacou 2.946 unidades no acumulado do ano. E o Honda Civic, outrora principal rival do Corola, aparece em terceiro, com bem mais modestas 1.359 unidades entregues.

Toyota Corolla Destaque
O Toyota Corolla é o líder absoluto do segmento dos sedãs médios: mais de 30 mil unidades emplacadas este ano
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A "mudança" na segunda colocação, durante muito tempo ocupada pelo Civic (que, por vezes, até tomou a liderança do Corolla) se deveu principalmente à mudança na estratégia comercial da Honda, que deixou de produzir o Civic no país passou a trazê-lo em versão única, importada, híbrida e cara, para focar seus investimentos na linha City e nos utilitários que vende por aqui.

Mas surge uma notícia que pode dar um novo embalo ao Civic. O carro, que atualmente é importado da Tailândia, será produzido em Ontário, no Canadá, a partir do segundo semestre do ano que vem - mesmo local onde já faz o Accord e o CR-V híbridos.

Como o Accord atualmente vendido no Brasil é o canadense, é possível que a Honda aproveite a logística já existente e passe a trazer o Civic de lá também. Isso poderia dar uma forcinha nos volumes, embora não deva implicar necessariamente em uma grande diferença de preço final para o comprador - que, atualmente, beira os R$ 250 mil.

Novo Nissan Sentra Exclusive
O Nissan Sentra é vendido em três versões. Embora seja ótimo, parece carecer do mesmo carisma dos rivais
Crédito: Divulgação
toggle button

Ainda vai demorar para acontecer, se acontecer. Mas, caso se confirme, é possível que o Civic até retome a vice-liderança, já que as vendas do Sentra são estáveis e não mostram tendência de subida - embora seja um excelente automóvel e tenha preços competitivos, o modelo carece do mesmo carisma dos rivais. O Sentra custa R$ 150 mil na versão de entrada Advance CVT, R$ 173.290 na versão Exclusive CVT e R$ R$ 175 mil na opção topo de linha Exclusive CVT Premium.

O Corollla, por sua vez, que não é líder à toa, tem nada menos que seis versões: GLi, XEi, Altis Premium, GR-Sport, Altis Hybrid e Altys Hybrid Premium, com valores que começam em R$ 149 mil e vão até R$ 199 mil.