Depois de conhecermos a opinião dos donos de Mobi, vamos saber o que pensam os proprietários do Fiat Argo. Lançado por aqui em 2017, o hatch é atualmente o quinto carro mais barato do Brasil: começa em R$ 80.990.
A versão em questão é a 1.0, sem sobrenome. Ela tem motor três cilindros 1.0 da família Firefly, capaz de render 75 cv e 10,7 kgf.m de torque. A transmissão é manual de cinco marchas.
Além da configuração sem filiação, o Argo tem mais uma versão com o mesmo motor, a Drive 1.0, e outras três com o motor 1.3 Firefly, de 107 cv e 13,7 kgf.m de torque: Trekking manual, Drive automática e Trekking automática. Nessas variantes automáticas, a caixa de câmbio usada é do tipo CVT, com sete velocidades.
É uma gama bem interessante para um carro com cinco anos de estrada e que, mesmo com vida longa, mantém ótima avaliação dos donos. De acordo com o Catálogo da Webmotors, o Fiat Argo tem média de 4,5 estrelas de um total de cinco possíveis.
A maioria dos proprietários do hatch elogia o visual, tanto externo quanto interno. Fruto de um projeto completamente novo na época, o dois volumes da Fiat quebrava com o padrão estético dos modelos lançados até aquele momento pela marca.
"O veículo chama a atenção pelo seu design, tanto interno como externo", comentou o proprietário de um modelo versão Drive 1.3 GSR, ano 2018.
"Ótimo carro para cidade, confortável, além do câmbio automático que facilita a vida", comentou outro dono, proprietário de um modelo de mesma versão e ano.
O baixo consumo de combustível das versões com motores Firefly é outro ponto elogiado com recorrência por parte dos proprietários, assim como a potência entregue pelo motor em relação ao peso do carro.
"Economia de combustível é fantástica", compartilhou um dono do modelo na versão Drive 1.0, 2019.
"Bem econômico e potente, ar condicionado silencioso e eficiente, gela muito bem e não tira potência do motor", pontuou outro proprietário.
Apesar de não ser um carro tão grande, o Argo é um dos maiores da categoria e por isso tem o espaço interno como um dos seus pontos mais citados. O porta-malas tem 300 litros de capacidade.
"Ótimo espaço interno (entre-eixos e altura da coluna) e bom tamanho de porta-malas", comentou o dono de um modelo 1.3 Drive Manual, ano 2020.
"O carro que me surpreendeu pelo espaço interno", disse outro proprietário.
A lista de equipamentos do Argo agradou, e muito, aos motoristas que citam a conectividade e a central multimídia como pontos altos.
"É um carro bem tecnológico e completo. Eu estou muito satisfeito pelo pouco que passei com o carro", comentou o proprietário de uma unidade, ano 2018, da versão Drive 1.3.
"Muitos itens de tecnologia como start & stop, hill-holder, controles de tração e estabilidade, e uma central multimídia no lugar certo", enfatizou outro proprietário.
Oferecido nas primeiras linhas do hatch, o câmbio automatizado GSR é considerado complicado por alguns motoristas.
"O câmbio GSR às vezes fica indeciso em aclives, avança uma marcha e logo em seguida reduz", sinalizou um dono do modelo, versão Drive 1.3 GSR, ano 2018.
Apesar de melhorar a economia de combustível, o sistema start & Stop do Argo foi alvo da maior parte das críticas dos proprietários.
"Não gostei da função 'start and stop', pois aumenta as chances de você ser muito lento para reagir a algum evento como um assalto, visto que o carro fica desligado. Felizmente, essa função é 'desligável'", analisou um dos proprietários insatisfeitos.