Tesla Model 3 contra Ford Mustang Ecoboost i1 Tesla

Vídeo: 'Baby Tesla' dá pau em Ford Mustang

O Model 3 é o elétrico menos potente da Tesla e mesmo assim foi mais rápido que a versão de entrada do icônico cupê

WM1 / 10/01/2018 às 12:45

Lançado recentemente, o Tesla Model 3 é o carro mais compacto, barato e com  menor potência e autonomia oferecido pela marca californiana de veículos elétricos. Em um teste recente, realizado pelo canal do Youtube "DragTimes", o sedã movido a materiais não fez feio e acelerou de zero a 96 km/h em apenas 4,66 segundos - tempo melhor que os 5,1 segundos oficiais da Tesla.

O tempo é semelhante ou até melhor que o de muitos esportivos famosos movidos a combustão, como o Porsche 911 Carrera de entrada, que traz motor de seis cilindros para render 370 cv de potência e sai da imobilidade e atinge os 100 km/h em 4,6 segundos. Que tal colocar o Model 3 para medir forças com um modelo convencional de alta performance?

Foi o que o o pessoal do cana i1 Tesla, também do Youtube, fez. Eles colocaram lado a lado um Model 3, com tração traseira e cerca de 275 cv, e um Ford Mustang da versão "básica" Ecoboost, dotada de motor 2.3 turbo de quatro cilindros, capaz de render 314 cv . Os dois carros foram colocados para acelerar ao longo de 1/8 de milha (cerca de 200 m) e adivinha quem foi o mais rápido?

Acertou quem apostou no Model 3, que percorreu o  trajeto em 8,7 segundos, contra 9.3 segundos do Mustang. É verdade que o resultado poderia ser diferente, dando vitória ao Ford, se o Mustang utilizado fosse da versão GT, dotada de motor 5.0 V8 naturalmente aspirado de 466 cv - a mesma que já está em pré-venda no Brasil por R$ 300 mil e que terá as primeiras unidades entregues em março que vem.

A explicação para a performance do Tesla está no torque total instantâneo, disponível a apenas 1 rpm, uma característica de carros elétricos - os movidos a combustão interna precisam atingir uma determinada faixa de rotações para obter o torque máximo.

Por outro lado, por volta de abril ou maio de 2017 a Tesla começa a produzir a versão com tração integral do Model 3, que terá um motor adicional no eixo dianteiro para entregar mais potência e autonomia. Os números de desempenho da nova configuração ainda não foram anunciados pela fabricante.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas