Recorde drift mais longo BMW M5 2018 Guinness Book

BMW M5 bate recorde de drift mais longo: 374 km

Sedã de 600 cv rodou durante 8 horas seguidas em circuito oval e teve de ser reabastecido 5 vezes sem deixar de acelerar

WM1 / 11/01/2018 às 08:00

Para promover o lançamento da nova geração do M5 nos Estados Unidos e seu motor V8 biiturbo de 600 cv, a BMW literalmente quebrou um recorde. Com o sedã, que pela primeira vez traz tração integral, mas pode ser guiado apenas com tração traseira, a marca alemã conquistou a marca de drift (derrapagem controlada) mais longo da história, devidamente registrado no Guinness Book: 374,17 km rodados de forma ininterrupta, andando de lado em um circuito oval com pista molhada, para ajudar a resfriar os pneus.

Ao todo, foram percorridas mais de 2.000 voltas durante oito horas, com o piloto Matt Mullins ao volante. Por conta da duração do drift, foi necessário reabastecer o M5 nada menos que cinco vezes com o carro rodando, o que representou talvez o maior desafio.

O sedã executivo foi adaptado com um tanque de combustível adicional, instalado no porta-malas, com bocal instalado no lugar do pequeno vidro da porta lateral traseira. Um segundo M5, da geração anterior, precisou derrapar lado a lado com o novo para que o técnico Matt Butts colocasse o combustível adicional, projetando o corpo pela janela e correndo o risco de ser prensado entre os carros.

Isso sem contar o risco de incêndio durante o processo. Algumas tentativas tiveram de ser abortadas e em alguns momentos, como demonstra o vídeo oficial, os sedãs chegaram a colidir- mas nada que fizesse o drift ser interrompido.

O novo M5 é o mais potente da história e conta com três modos diferentes de condução. No mais esportivo, a tração é totalmente enviada para as rodas traseiras, como sempre aconteceu com o modelo, permitindo as derrapagens controladas que motivaram a busca pelo recorde.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas