volvo xc60 car camera pulitzer

Artista usa o novo XC60 para tirar fotografias

Fotógrafa premiada produziu imagens usando a câmera de segurança instalada na nova geração do SUV da Volvo

WM1 / 07/07/2017 às 11:15

A Volvoiniciou no Brasil a pré-venda da segunda geração do SUV médio XC60, com preço inicial promocional de R$ 235.950 e entrega das primeiras unidades para setembro.

A novidade chega recheada de tecnologias de segurança, incluindo uma câmera montada na altura do retrovisor que serve para uma série de assistentes à condução, como detecção de pedestres e assistente de volante, que move a direção por conta própria para evitar colisões, especialmente em situações de mudança de faixa.

Pois a Volvo resolveu fazer arte com câmera instalada no utilitário esportivo e convidou a fotógrafa e artista plástica canadense Barbara Davidson, três vezes vencedora do prêmio Pulitzer, para produzir imagens inspiradas com o dispositivo, rodando pelas ruas de Copenhague, a capital da Dinamarca.

Ela aceitou o desafio e produziu cerca de 30 imagens com a câmera de segurança do XC60, que esta semana estão expostas na galeria Canvas Studio, em Londres, no Reino Unido e em breve vai percorrer outros países.

As imagens não são exatamente fotografias e, sim, “frames” capturados do vídeo que a câmera instalada no SUV sueco produz.

As fotos revelam pedestres e ciclistas em situações cotidianas, circulando em diferentes locações de Copenhague. Algumas fotos, inclusive, exibem as marcações que o equipamento faz sobre os pedestres, para que o motorista possa vê-los, evitando com isso atropelamentos.