Newsletter
Share

Redes Sociais

Porsche Cayenne Gemballa GT750 Biturbo

Modelo preparado tem 750 cv de potência e torque descomunal de 100,5 kgf.m

WM1 / 09/12/2015 às 10:23atualizado 10/07/2016 às 14:47
Arquivo

Imagine a cena. Você está andando pela rua e ouve um ronco estrondoso, como um trovão rasgando o céu. Isso é precedido pelo som de algo sugando o ar de forma furiosa. E quando aquele vulto preto passa fica o barulho estalado, com o cheiro único de gasolina de alta octanagem no ar.

Isso não é um fenômeno da natureza. Mas sim o exemplar dessa matéria subindo o giro de forma rápida. Bem rápida, diga-se de passagem. A Gemballa foi fundada em 1979 e, desde então, se especializou em provocar reações das pessoas na rua e sorriso involuntário do motorista.

O nome é comprido: Cayenne Gemballa GT750 Biturbo. Isso já diz tudo. O motor original recebe um upgrade que eleva a potência para 750 cv, com torque de 100,5 kgfm, disponível a baixíssimas 2.800 rpm. É como andar em uma montanha-russa a cada saída de semáforo.

Os números oficiais são assustadores para uma SUV familiar. Os primeiros 100 km/h, por exemplo, são atingidos em meros 4,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 302 km/h. A preparação cuida também da suspensão e dos freios, devidamente redimensionados. As rodas são de 22 polegadas.

Guiar o monstro germânico é uma tarefa divertida. O câmbio de seis velocidades é bem escalonado, porém na primeira pisada a potência é despejada de forma brutal bem perto do limite de giro. E então vem a segunda com uma nova patada. É quase surreal.

A máquina alemã foi criada mesmo para as longas retas das Autobahns. Tanto que o velocímetro marca até os 330 km/h! Em outras palavras, esta SUV precisa mesmo de espaço para esticar os músculos. De preferência muitos quilômetros de asfalto liso e sem limite de velocidade.

Consulte preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo, redator da Revista Driver e editor-chefe da Garagem do Bellote TV. Sua paixão por carros começou no dia em que saiu da maternidade a bordo de um Dodge Charger R/T

Matérias relacionadas