Newsletter
Share

Redes Sociais

Aceleramos um BMW M3 manual

Sedã preparado pela Motorsport tem motor V8 de 414 cv de potência

WM1 / 26/06/2015 às 15:02atualizado 13/07/2016 às 17:39

Hoje em dia muito se fala sobre as novas tecnologias no meio automotivo, especialmente em relação à segurança e conforto de passageiros e motoristas. Além disso conceitos de economia e redução de consumo vêm sendo estudados pelos fabricantes para buscar um equilíbrio entre prazer ao volante e eficiência.

Um desses pontos diz respeito à transmissão. O bom e velho câmbio manual está gradativamente dando lugar ao automático, automatizado, com embreagem simples ou dupla embreagem. É uma tendência com a quantidade cada vez maior de veículos nas ruas. E também nos modelos esportivos, que buscam números menores e melhores de desempenho.

Mas existem as exceções. O leitor que acompanha a coluna há um bom tempo viu nossa reportagem sobre o curso de pilotagem e a utilização de técnicas como punta-tacco, algo que passou a ser corriqueiro em nossas matérias, além de divertido, é claro.

O BMW M3 é um dos esportivos mais tradicionais do planeta. Ele tem uma história que começou há 30 anos e prossegue com força total. Já andamos em várias dessas gerações e, nessa semana, vamos falar da E90 (sedã), que teve também a versão E92 (cupê).

O exemplar escolhido traz o pedigree da divisão M, com motor V8 de 414 cv, rodas de 19 polegadas e o toque especial do escapamento em inox, um capricho do dono. Tudo isso produz um som mágico e empolgante quando pisamos fundo no acelerador.

A maior sacada desse carro é o câmbio manual de seis marchas da Getrag. Com ele e a embreagem pesada é possível sentir essa história literalmente nas mãos e com direito a diversão de sobra e novamente o som do motor durante as reduções. Melhor do que falar sobre ele, é ouvi-lo. Até a próxima semana! 

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo, redator da Revista Driver e editor-chefe da Garagem do Bellote TV. Sua paixão por carros começou no dia em que saiu da maternidade a bordo de um Dodge Charger R/T

Matérias relacionadas