VW Jetta Confortline 1.4 2016.jpg

VW Jetta ganha fôlego e deixa velho hábito de lado

Sedã recebe o moderno motor 1.4l do Golf, mas cobra alto por isso

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 25,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 10,4 km/litro
      Estrada: 13,8 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 510 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.8

Overview

Modelo ganha economia e desempenho com motorização 1.4L. Acabamento, dinâmica e conforto continuam como pontos altos, mas preço assusta o comprador


  • + Acabamento acima da média
  • - Preço alto pode assustar
 
  • 4.8 Estrela icone
  • 4.8 de 5 estrelas
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Gosto muito de um ditado em inglês: “old habits die hard”, que em uma tradução livre seria o equivalente a “velhos hábitos são dificeis de morrer”. Por quatro anos, o Volkswagen Jetta carregou a expressão a sério ao sustentar na sua versão de entrada o ultrapassado motor 2.0L de 8 válvulas (EA 113), que estava em fabricação desde a década passada, pelo menos.

Agora, a linha 2016 está mais enxuta em termos de motor e o objetivo é claro: ganhar mercado e ser páreo para a concorrência. Será que consegue? Vamos aos fatos. O novo propulsor é o mesmo que já equipa os nacionalizados Golf e Audi A3, porém no caso do sedã da VW o propulsor só bebe gasolina. Vai entender.

Sem dúvida, neste quesito é um retrocesso até em relação ao 2.0L de 8 válvulas, que já era flex. O 1.4L turbo gera 150 cavalos de potência, contra 120 cv, com etanol, conseguido pelo antigo propulsor. Além disso, a melhor notícia é que o torque máximo subiu dos inespressivos 17,7 kgf.m para 25,5 kgf.m, uma melhora de mais de 40%.

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 Meu primeiro contato com a atual geração do Jetta foi logo depois do seu lançamento, ainda em 2012. Naquela época, o sedã chamou a atenção pelo design, pela quantidade de equipamentos, o conforto e, sem dúvida, pela falta de agilidade do motor EA.

 Algo que ficava ainda pior por conta da versão top de linha vir equipada com o 2.0L TSi que, na época, entregava 200 cv (depois foi recalibrado para 211 cv). O desempenho era sofrível. Era preciso andar sempre com o motor ‘cheio’, isso quer dizer com as rotações acima dos 4 mil rpm para que o sedã tivesse respostas prontas. O resultado era barulho excessivo na cabine e consumo de combustível alto. Ou seja, um tormento.

Com o novo propulsor o Jetta volta à sua melhor forma física. O torque máximo é sentido desde as 1.500 rpm. O resultado é uma aceleração no 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos (dado do fabricante) contra 11,1 s do antigo motor na mesma tarefa. Já a velocidade máxima saltou dos 198 km/h para 203 km/h.

O Jetta está  agil no trânsito do dia a dia e confiável nas estradas. Há sossego nas ultrapassagens e também no posto de combustível. O  sedã com o dowsize do propulsor chega a cravar 14 km/l no consumo rodoviário. Na cidade pode ultrapassar os 11 km/l, segundo dados da VW.  

Com o novo propulsor a ótima suspensão traseira multilink, que filtra bem as imperfeições do asfalto e permite uma tocada mais esportiva sem sustos para o  condutor, foi mantida. Vale dizer que na nacionalização dos irmãos Audi A3 e Golf ambos sofreram um downgrade e tiveram a suspensão trocada para eixo de torção, mais barata e menos eficiente.

Uma das novidades que chegaram com o novo motor, a central multimidia sensível ao toque e liberado para Apple Car Play, agrada. O sistema é simples de ser utilizado. É possível manejar o telefone, músicas e até ouvir podcast direto pelo equipamento.

Com as mudanças o preço também foi reajustado e para o alto. Agora (set/2016), o sedã parte de R$ R$ 81.990 na versão Trendline. Na configuração Confortline, o preço começa em R$ 93.990 e pode chegar a R$ 106.374, como no modelo testado, que acrescentou pintura metálica, teto solar e o pacote exclusive, que inclui alguns itens de conforto e estética, como as rodas aro 17. Um valor um tanto alto para quem pretende aumentar as suas vendas com as novidades.

Preço completo

Jetta 1.4L TSI Confortline básico

R$ 93.990

+ Cor metálica

R$ 1.278

+ Teto solar

R$ 4.325

+ Pacote Exclusive

R$ 6.781

Jetta 1.4L TSI Confortline completo

R$ 106.374

 Conclusão

Na lista dos sedãs médios mais vendidos, o Volkswagen Jetta só aparece na quinta posição. Está bem longe dos preferidos no segmento, Toyota Corolla e Honda Civic, nesta ordem. Jã se vão mais de quatro anos do seu lançamento por aqui e as novidades mecânicas são muito bem vindas em um sedã que já conseguia ter um bom acerto entre conforto e requinte. Porém, o preço alto e as novidades da concorrência (novo Chevrolet Cruze e, daqui a pouco, o Honda Civic) podem manter o sedã da Volks em uma posição dificil no ranking dos sedãs mais vendidos.

O visual começa a ficar datado, mas o sedã ainda consegue agradar com as suas linhas clássicas. O acabamento interno em couro nos bancos é bom, mas poderia ter menos plástico rígido no console e nas portas. O espaço é bom para quatro adultos. O duto central alto e o descansa braços no meio do banco traseiro vai atrapalhar a vida de um quinto passageiro.

ERRATA: Ao contrário do que informamos inicialmente, o câmbio do aposentado 2.0L não era o DSG - como na versão top de linha, com motor 2.0L TSI -  e sim uma caixa automático de seis marchas com conversor de torque, conhecida como Tiptronic. A correção do texto foi feita em 12/09

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

VOLKSWAGEN - JETTA - 2018
1.4 16V TSI COMFORTLINE GASOLINA 4P TIPTRONIC
R$ 96870

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 1395
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16v
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • TSI
  • Potência (cv/rpm)
  • 150/5000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 203
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 8,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 10,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 13,8
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Tiptronic
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4659
  • Largura (mm)
  • 1778
  • Altura (mm)
  • 1473
  • Entre-eixos (mm)
  • 2651
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 55
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 510
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1305
  • Carga útil (kg)
  • 582

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Composition Media
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 6,3"
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/55
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.5
  • Tecnologia8.9
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho8.8
  • Opinião do repórter9.0
  • + Acabamento acima da média
  • - Preço alto pode assustar
 
8.8

  • Rodrigo Ferreira
  • Editor, amante dos carros desde criança e colecionador de revistas automotivas. Seu passatempo preferido é viajar de carro ouvindo um bom rock. No mundo automotivo, tem uma queda pelas peruas e pelos esportivos. Quando não está fuçando sobre carros tenta a sorte nas quadras de tênis.
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