Mercedes-Benz C180 Avantgarde

Mercedes-Benz C180 Flex não fica devendo

Desempenho e acabamento seguem padrões do modelo antes importado

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 25,5/1200 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7 km/litro
      Estrada: 9,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 480 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A

Overview

A esperança venceu o medo. Feito em Iracemápolis (SP), o Classe C180 Avantgarde Flex não deve em nada para o modelo que antes era importado. Desempenho agrada, acabamento atende às exigências do segmento e espaço interno é ideal. Central multimídia poderia ter tela touch e ser compatível com Andoid Auto e Apple CarPlay. Também poderia contar com mais itens de série.


  • + Conjunto mecânico está equilibrado, entregando conforto e agilidade na medida
  • + Acabamento atende aos padrões da marca. Não deve nada para o importado
  • + Espaço interno agrada, especialmente para os que viajam no banco traseiro
  • - O isolamento acústico, especialmente do motor, poderia ser ainda melhor
  • - Tela de 7 polegadas da central multimídia poderia ser sensível ao toque
  • - Poderia ter mais itens de conforto, como câmera de ré
 
  • 4.6 Estrela icone
  • 4.6 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Mercedes-Benz C180 Flex não fica devendo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em março de 2009, quando ainda engatinhava como jornalista automotivo, participei do lançamento do Mercedes-Benz CLC 200 Kompressor, um belíssimo cupê de duas portas que naquele momento deixava de ser importado da Alemanha e passava ser produzido em Juiz de Fora, Minas Gerais. Pouco mais de sete anos depois – caramba, estou ficando velho –, volto a acelerar uma máquina com a ‘estrela de três pontas tatuada no peito’ produzida em solo brasileiro, agora em Iracemápolis, interior de São Paulo. Estou me referindo ao best-seller Classe C180 Avantgarde, que custa R$ 162.900 – a versão de entrada C180 FF sai por R$ 148.900.

Naquela época, o CLC ‘nascia’ em sistema CKD. Quase tudo era importado e somente montado na cidade mineira. Hoje, a história é um pouco diferente. Existe um índice mínimo de nacionalização de peças no C180, que a Mercedes não revela por questões estratégicas. No entanto, algo que continua vindo de fora, mais especificamente da Alemanha, é o motor 1.6 16V turbo de quatro cilindros, que passa a ser bicombustível (156 cv). A transmissão é automática de sete marchas (7G-Tronic Plus) e a tração, traseira.

Rodando, o C ‘Tupiniquim’ não deve em nada para o modelo antes importado. Seu caminhar é suave – e elegante, como sempre. As trocas de marchas são rápidas e levemente perceptíveis – nada, porém, que prejudique o conforto. Como os saudáveis 25,5 kgf.m de torque máximo estão plenos entre baixos 1.200 rpm e 4.000 giros, o Mercedes também é ágil. Intenso. Basta pisar mais fundo no pedal da direita para o câmbio reduzir, a rotação subir e o ponteiro do velocímetro disparar. O ronco, neste momento, invade um pouco a cabine, mostrando que o bom isolamento acústico pode evoluir um pouco mais para atingir a excelência.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em termos de desempenho, de acordo com a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,5 segundos e a velocidade máxima é de 223 km/h (limitada eletronicamente).

E mesmo com este propulsor bicombustível desenvolvido na Alemanha, o C180 conta com sistema Dynamic Select, que permite o motorista escolher entre cinco modos de condução: ECO, Comfort, Sport, Sport+ e individual. Todas atuam de maneira diferente na resposta do acelerador, da direção e das trocas de marcha. Para ajudar na eficiência, reduzindo o consumo de combustível, o Mercedes traz também sistema Start/Stop. De acordo com o Programa de Etiquetagem do Inmetro, o sedan faz 7,0 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, com etanol. Já com gasolina, os números são 10 km/l urbano e 13 km/l rodoviário. Absolutamente dentro do satisfatório.

Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
Crédito: Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
toggle button

Mesmo em uma tocada mais esportiva, o equilíbrio do Iracemapolense é absoluto. As saídas de frente e traseira são raras. Os controles de tração e estabilidade estão presentes, mas pouco atuam. A suspensão – independente multibraços na dianteira e multilink na traseira – atinge o melhor dos mundos para quem tem a obrigação de entregar conforto, mas que não esconde certo talento para esportividade. É firme na medida certa para não ser rígida ao ponto de causar desconforto – entenda batidas secas – na buraqueira paulistana.

A direção elétrica agrega comodidade em manobras curtas e seu comportamento mais direto em altas velocidades tempera a condução. A empunhadura do volante multifuncional é excelente e as aletas atrás sugerem esportividade ao passeio. A coluna de direção tem ajustes manuais de altura e profundidade, e o banco revestidos em couro traz regulagens eletrônicas. É fácil encontrar tanto uma posição confortável para dirigir de segunda a sexta-feira quanto uma postura mais esportiva para se divertir em uma estrada sinuosa no final de semana.

 Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
Legenda: Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
Crédito: Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
toggle button

Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
Crédito: Mercedes-Benz C180 Flex Avantgarde
toggle button

Acima das expectativas

A nacionalização de qualquer veículo premium é acompanhada da seguinte pergunta: “será que a qualidade será mantida?” No caso do C180, a resposta é sim. O nível do acabamento interno está muito bom. Materiais de qualidade e peças muito bem encaixadas. Até o interior claro, que não sou muito fã, admito, casou legal com o belíssimo azul Cavansite da versão avaliada. Aliás, as rodas de liga leve de 17 polegadas (pneus 225/50 R17) poderiam ter um desenho menos conservador.

O ar-condicionado é de duas zonas, pneus run-flat (não tem estepe), airbags dianteiros, laterais de cortina e de joelho (motorista), ISOFIX, limitador de velocidade e sensor de chuva são itens de série. A central multimídia, também de série, traz tela de 7 polegadas, não sensível ao toque e não é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Por meio de um touchpad no console central, próximo à manopla do câmbio, é possível selecionar as funções de som, telefone, climatização e navegação. É tudo muito intuitivo e de fácil compreensão – tudo em português.

O C180 Avantgarde fica devendo câmera de ré ou, pelo menos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Por 162.900, um controle de velocidade de cruzeiro adaptativo ou um auxiliar de estacionamento também deixariam o Mercedes mais interessante.

Mercedes-Benz C180 Avantgarde
Mercedes-Benz C180 Avantgarde
Crédito: Mercedes-Benz C180 Avantgarde
toggle button

Custos

A partir de uma cotação no AutoCompara, a apólice média do seguro do modelo ficou em R$ 12.100 e a franquia em R$ 6.825. Já as três primeiras revisões (até 30.000 km) ficam em R$ 3.650.

Revisões

10.000 km ou 12 meses

R$ 950,00

20.000 km ou 24 meses

R$ 1.750,00

30.000 km ou 36 meses

R$ 950,00

Conclusão

O Mercedes-Benz Classe C180 Avantgarde nacional manteve a excelência do modelo que antes vinha importado da Alemanha. O motor flex perpetua o agradável desempenho, os principais itens de série e recursos tecnológicos são os mesmos, e o acabamento interno continua sóbrio e requintado na medida certa. As melhorias talvez estejam em um revestimento acústico mais eficiente e em uma maior quantidade de equipamentos de série focados em comodidade para conquistar o consumidor não apenas por ser um Mercedes-Benz, mas por entregar custo-benefício beirando a excelência. O preço é competitivo, tendo em vista que seus eternos rivais Audi A4 Attraction e BMW 320i Sport custam R$ 159.990 e R$ 163.900, respectivamente.

E ao contrário do CLC 200 Kompressor lá de 2009, que mais foi um sonho de verão, o C180 vem para ficar. E parece que em definitivo.

Ficha Técnica

MERCEDES-BENZ - C 180 - 2017
1.6 CGI 16V TURBO FLEX 4P AUTOMÁTICO
R$ 0

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 1595
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 156/5300
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 25,5/1200
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 156/5300
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 25,5/1200
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 223
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 8,5
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 10,2
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,3
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 7
  • Tração
  • Traseira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Suspensão - Dianteira
  • Double Wishbone
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4686
  • Largura (mm)
  • 1810
  • Altura (mm)
  • 1442
  • Entre-eixos (mm)
  • 2840
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 66
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 480
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1425

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • SD-Card
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 225/45
  • No Bolso0.0
  • Tecnologia0.0
  • Vida a bordo0.0
  • Desempenho0.0
  • Opinião do repórter0.0
  • + Conjunto mecânico está equilibrado, entregando conforto e agilidade na medida
  • + Acabamento atende aos padrões da marca. Não deve nada para o importado
  • + Espaço interno agrada, especialmente para os que viajam no banco traseiro
  • - O isolamento acústico, especialmente do motor, poderia ser ainda melhor
  • - Tela de 7 polegadas da central multimídia poderia ser sensível ao toque
  • - Poderia ter mais itens de conforto, como câmera de ré
 

  • Marcelo Monegato
  • Jornalista automotivo especializado em produtor. Com passagens por Portal G1, Volkswagen e revista Autoesporte, cobriu diversos eventos internacionais para a Webmotors. Hoje, além de testar carros e analisar o mercado, é estrategista de conteúdo do WM1.
Compartilhar
Comentários