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DNA de respeito rendeu frutos aos Peugeot 208 GT

Motor cheio de apertite e design marcante são heranças do 205 GTi

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 24,5/1400 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,2 km/litro
      Estrada: 9,5 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 285 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A

Overview

A estética requintada e, para alguns, feminino, camufla o apetite que o 208 GT tem por velocidade. Sorte de quem o conduz. Divertido, o hot francês herdou características que fizeram sucesso no oitentista 205 GTi. Estamos falando de um motorzinho furioso, entre-eixos curto e desenho que não passa despercebido.


  • + Motor de picos elásticos promove diversão a cada acelerada
  • + Qualidade do acabamento interno é impecável
  • - Suspensão poderia ser mais baixa e rígida
  • - Preço é cerca de R$ 20.000 superior ao Sandero R.S.
 
  • 4.5 Estrela icone
  • 4.5 de 5 estrelas
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Lukas Kenji
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Aos poucos estamos superando um trauma. Ávidos por foguetinhos em forma hatch, recebíamos das montadoras compactos fantasiados de adesivos de gosto duvidoso e equipados de motores mais sem graça do que as piadas daquele tio metido a comediante. Mas como um toque de mágica, a mentalidade das fabricantes deu uma mudada recentemente e fomos brindados com brinquedos bem divertidos.

Chegaram desde modelos arrojados como o Fiat 500 Abarth a opções mais simples (mas não menos divertidas) como o Renault Sandero R.S. O último hatch legitimamente hot a conviver entre nós foi o Peugeot 208 GT. A quem olha para o rostinho simpático e duvida da esportividade do compacto, ele responde apenas com sua capacidade de chegar aos 100 km/h em 7,6 segundos a partir da inércia.

O compacto tem especificações quase idênticas ao do 208 GTi vendido na Europa – a diferença básica é que o último tem motor que só bebe gasolina e carroceria duas portas, característica legal em termos de esportividade mas que não vende no Brasil. O propulsor 1.6 THP (turbo) flex destaca-se com rendimento de 166/173 cv a 6.000 rpm. Embora o nível de potência seja elástico, o pico de torque é bastante satisfatório. São 24,5 kgf.m disponíveis logo aos 1.400 giros tanto com gasolina quanto com etanol.

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173 cv

24,5 kgf.m

7,6 s

potência com etanol

pico de torque com etanol

aceleração de 0 a 100 km/h

Vídeo

DNA DE RESPEITO

O bom acerto mecânico explica-se pelo DNA dos modelos Peugeot que recebem a inscrição GT e GTi, uma história que começou com o 205 GTi. O compacto de 1985 fez sucesso pelo design concebido pelo estúdio Pininfarina, entre-eixos curtinho (2,42 m) e pelos 132 cv desenvolvidos a 6.000 rotações. Para ter uma noção da reputação do francês, ele levou o prêmio de “Melhor Hot Hatch de Todos os Tempos” concedido no salão anual Performance Car Show, realizado em Birmingham, Inglaterra.

Desenho atraente, pico de potência do motor lá em cima e carroceria compacta – 3,97 m de comprimento, 1,47 m de altura e 2,54 m de entre-eixos – também são as qualidades do 208 GT. Mas se o 205 era uma máquina mais aguerrida e com nenhuma outra preocupação a não ser acelerar, o 208 importa-se muito com conforto e requinte.

A suspensão, por exemplo, é moderna e bem acertada para o ciclo urbano. É independente na frente e com travessa deformável atrás e conta ainda com amortecedores hidráulicos pressurizados à gás. O acerto, no entanto, poderia ser mais rígido já que estamos falando de um carrinho que ganha velocidade rapidamente e manda bem nas curvas. Não seria pedir demais também uma suspensão um pouco mais socada no chão. Uma vez que o 208 tem uma gama com várias versões, a mais esportiva delas poderia ter comportamento que fornecesse mais sensação de kart feeling.

Talvez seria a única mudança necessária para um ajuste fino de powertrain, o que ampliaria ainda mais a diversão que o francesinho proporciona. Isso porque o hatch imprime ao condutor uma dinâmica instantânea a cada ignição: pedal no assoalho, turbo enche rápido a câmara de combustão, um espirro suave é emitido pelo escapamento duplo de ponteiras cromadas, seguido de um sorriso iminente por parte do motorista.

Tal processo só é possível graças ao gerenciamento do propulsor feito pela transmissão manual de seis velocidades caracterizada por engates curtos e precisos.

DESIGN GOURMET

Quanto à estética do 208 GT, há diversos mimos que o 205 GTi jamais pensaria em ter. Reflexo dos novos tempos em que um LED é quase item obrigatório. No entanto, tudo é discreto e de bom gosto. Há detalhes em vermelho na grade, rodas de aro 17” com desenho exclusivo, aerofólio traseiro e retrovisores em preto brilhante e LEDs de uso diurno.

Por dentro, o carro transmite um ambiente extremamente agradável, o que é realidade desde a versão mais básica do 208. No GT há um LED vermelho enfeitando o cluster, bancos com revestimento em couro, pedais em aluminío, detalhes em preto brilhante na central multimídia e o agradabilíssimo volantinho revestido em couro e com costuras vermelhas.

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Todos estes detalhes somados à vasta lista de itens de série explicam porque o 208 GT custa R$ 80.290. Ele está no mesmo patamos de preço de Suzuki Swift Sport (R$ 79.990) e Citroën DS3 (R$ 82.490), mas é quase R$ 20 mil mais caro do que o Renault Sandero R.S. (R$ 61.509).

O Sandero é muito mais simples do que o 208, mas não deve nada em nível de esportividade. O hatch que carrega propulsor 2.0 de 150 cv (etanol) é só 0,4 s mais lento do que o Peugeot em uma comparação simples de aceleração 0 a 100 km/h.

Revisões

10.000 km

2x R$ 243,50

20.000 km

2x R$ 374

30.000 km

2x R$ 243,50

Se o Renault é uma alternativa mais adequada para quem tem no preço o principal quesito para escolher seu hot hatch, o Peugeot é opção para quem quer um veículo mais completo. Além dos itens estéticos já citados, o 208 GT traz de série ar-condicionado digital de duas zonas, quatro airbags, controle de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque e sistema Apple Car Play e Mirror Link, piloto automático, acendimento automático dos faróis e sensores de estacionamento.

Conclusão

O recheio farto de equipamentos, a mecânica que transmite diversão e a estética repleta de mimos tornam o 208 GT o hot hatch até R$ 100 mil mais completo do Brasil. Agrada quem quer conforto nas ruas, mas que pode acelerar com gosto em track days. Já os que colocam a esportividade em primeiro lugar se encaixam mais no perfil de DS3 e Fiat 500 Abarth (R$ 94.000). Mas se o orçamento for mais apertado, não existe receio em escolher o Sandero R.S.

Ficha Técnica

PEUGEOT - 208 - 2018
1.6 THP GT 16V FLEX 4P MANUAL
R$ 84490

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 1599
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,2:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • THP
  • Potência (cv/rpm)
  • 173/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 24,5/1400
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 166/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 24,5/1400
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 222
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 7,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,2
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,5
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,0
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,8
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 3975
  • Largura (mm)
  • 1702
  • Altura (mm)
  • 1472
  • Entre-eixos (mm)
  • 2541
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 55
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 285
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1196

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Link MyPeugeot
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Customizada
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/45
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia total do veículo - Duração (km)
  • 36
  • No Bolso0.0
  • Tecnologia0.0
  • Vida a bordo0.0
  • Desempenho0.0
  • Opinião do repórter0.0
  • + Motor de picos elásticos promove diversão a cada acelerada
  • + Qualidade do acabamento interno é impecável
  • - Suspensão poderia ser mais baixa e rígida
  • - Preço é cerca de R$ 20.000 superior ao Sandero R.S.
 

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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