Volkswagen Golf GTI 40 Years

Aceleramos o Golf GTI 40 anos

Pessoal do Motoring, da Austrália, acelerou o hot hatch que gera até 290 cv e faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos


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Quando o hot hatch mais reverenciado de todos os tempos completa 40 anos, não há melhor maneira para celebrar do que lançando um modelo com edição limitada. Porém, ao invés de apenas adicionar alguns poucos acessórios e rodas fantasiosas, a Volkswagen "colocou todo o gás" no seu Golf GTI, adicionando um conjunto de aerofólio, mais potência e mais torque – suficiente para perceber a diferença na tração dianteira exibida no famoso circuito de Nürburgring, da Alemanha. Apenas 500 exemplares do Golf GTI 40 Anos estarão à venda na Austrália com preço a partir de $ 46.990, aproximadamente R$ 116,5 mil.

Desde que a Volkswagen anunciou a disponibilidade do GTI edição aniversário de 40 Anos, nossa ansiedade para dirigi-lo aumentava a cada dia. Agora, o mais quente dos Golf GTI em 40 anos está aqui...

Poderíamos destacar que a versão australiana está realmente sob medida para o mercado local. Nós deixamos escapar não apenas o nome Clubsport usado na Europa (devido a um conflito com o clube de proprietários HSV), mas também o Clubsport S – modelo que atualmente detém o recorde da volta mais rápida (7:49.21) no famoso circuito alemão Nurburgring na categoria de veículos de produção com tração dianteira.

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Legenda: Volkswagen Golf GTI 40 Years
Crédito: Volkswagen Golf GTI 40 Years
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O Clubsport S oferece 310 cv de potência máxima e 38,7 kgf.m de torque, números que garantem uma aceleração de de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A versão de aniversário do hatch oferece 265 cv e 35,7 kgf.m – no entanto, com o recurso overboost, a ‘cavalaria’ salta para 290 cv durante 10 segundos, assim como a força cresce para 38,7 kgf.m pelo mesmo período, e a aceleração de 0 a 100 km/h necessita de 6,3 segundos para acontecer.

Em face da redefinição do motor 2.0 turbo a gasolina, da reformulação do turbocharged e da instalação da bomba de combustível e escapamento com fluxo mais livre, o Golf GTI padrão faz agora 220 cv em 6.200 rpm e 35,7 kgf.m de 1.500 a 4.400 rpm (acelera de 0 a 100 em 6,5 segundos).

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Crédito: Volkswagen Golf GTI 40 Years
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A potência do modelo 40 Anos aproxima-se do Golf R 4MOTION e seus 280 cv a 6500 rpm e 38,7 kgf.m na faixa de 1.800 a 5.100 rpm (vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos).

Da mesma forma, o ‘40’ derrota seus rivais de tração dianteira incluindo o repaginado Ford Focus ST (250 cv e 36,7 kgf.m), o Peugeot 308 GTi 270 (272 cv/33.65 kgf.m) e até mesmo o nosso favorito o Renault Megane RS 275 (273 cv/36.71 kgf.m). Assim, parece que o ‘40’ só poderia ser o mais rápido e melhor avaliado hot hatch até então. Mas não é bem assim. Atualmente, a Ford reivindica o título de o mais ‘hot’ dos hatch para o seu controverso Focus RS, que rende uma potência de 349 cv e torque de 45 kgf.m

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Em termos mecânicos, o modelo ‘40’ compartilha os maiores rotores de freio encontrados no Golf GTI Performance e agrega a trava do diferencial "Vorderachsquersperre" da Volkswagen (preso eletronicamente), controle de estabilidade do modo esportivo e amortecedores adaptativos, ligas Ruby de 19 polegadas (assim chamado para celebrar o 40º aniversário do modelo).

O para-choque dianteiro também ganhou novo visual com entradas de ar maiores, amplas proteções de soleiras, um para-choque traseiro aprimorado com difusor e dois spoilers traseiros, carroceria com barras pretas, luzes traseiras em LED escurecidas (à la Golf R), volante em tecido Alcântara e estofamento combinando Honeycomb e Alcântara.

Para fechar a especificação, o ‘40’ vem com os espelhos retrovisores externos pintados em preto, revestimento de teto, sistema de frenagem de emergência (AEB), controle de navegação adaptativo, monitoramento de ponto cego e sensor de estacionamento traseiro. Teto solar elétrico é opcional.

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Crédito: Volkswagen Golf GTI 40 Years
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Experimentando o Golf GTI 40 na estrada e na pista, seu foco é rapidamente evidenciado. Há uma certa intuitividade da direção que, em conjunto com a direção elétrica progressiva variável recém-instalada, traz rápida resposta, mas ainda é 'relaxada' o suficiente em velocidades – poderia ser mais firme e direta.

Em velocidades angulares mais elevadas, é o diferencial VAQ do ‘40’ – diferencial autoblocante do eixo dianteiro - que cuida do resto. Praticamente eliminando o desvio de torque permitindo a tração total. O diferencial mecânico controlado eletronicamente permite simultaneamente o ajuste de direção e condução satisfatória, facilitando a permanência em linha reta e impulsionar na saída das curvas.

A tração e o "ajuste fino" do diferencial permitem no meio de uma curva ou na saída dela a entrega e enorme aderência, tanto que quase faz com que a tração total do Golf R pareça redundante. Esta habilidade é realmente uma pequena amostra do Golf GTI 40 Anos. E é a característica que o torna o carro significativamente mais ‘obediente’ do que qualquer outro de tração dianteira.

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Crédito: Volkswagen Golf GTI 40 Years
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A Volkswagen diz que a estilização do ‘40’ é uma prévia do que está por vir e, com alguma sorte, o desempenho e tecnologia da linha de transmissão, também.

Este é realmente o melhor, o mais realista hot hatch de tração dianteira no mercado, e dada a sua exclusividade adicional, acredito que somente um louco deixaria passar.

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