O Inmetro (Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia) apresentou nesta semana a tabela de consumo de 926 veículos vendidos no Brasil referente a 2016. A lista ratifica a tendência de que os modelos mais econômicos têm motor de três cilindros, com exceção dos híbridos, que ainda continuam no topo do ranking por terem auxílio de propulsão elétrica.
Uma grata surpresa é o Peugeot 208. O novo motor 1.2 tricilíndrico só não torna o hatch mais econômico do que o Toyota Prius, levando em consideração o consumo a gasolina combinado em circuito urbano e rodoviário (confira os dados detalhados na tabela abaixo). Mas o 208 é o líder quando o consumo é de etanol. O desempenho combinado é de 11, km/l
O único modelo entre os 10 mais econômicos a não utilizar três cilindros é o Audi A1 Sportback, que é equipado de bloco 1.4 16V turbo. Aliás, só ele e o Volkswagen up! TSI são os turbinados a figurarem nas primeiras posições. O novo Hyundai HB20 Turbo tem consumo combinado a gasolina de 13,2 km/l, e ficou distante dos rivais.
Outro lançamento recente, o Fiat Mobi entrou na lista dos mais econômicos com etanol na versão Easy, mas não ficou no top 10 quando abastecido de gasolina.
Confira abaixo a relação dos modelos mais econômicos em quilometragem por litro em relação ao consumo com gasolina e, depois, veja como ficou o ranking se levado em consideração o consumo de etanol:
GASOLINA
Modelo
MOTOR
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
1º
Toyota Prius
1.8 16V (híbrido)
18,9
17
18
2º
Peugeot 208 1.2
1.2 12V 3 cilindros
15,1
16,9
15,9
Ford Fusion Hybrid
2.0 16V (híbrido)
16,8
15,1
15,9
3º
Lexus CT200h
1.8 16V (híbrido)
15,7
14,2
15
4º
Volkswagen up! TSI
1.0 12V 3 cilindros Turbo
13,2
16,1
14,8
5º
Volkswagen up!
1.0 12V 3 cilindros
14,2
15,3
14,7
Volkswagen Voyage
1.0 12V 3 cilindros
12,9
15,4
13,9
6º
Nissan New Versa
1.0 12V 3 cilindros
12,9
15,3
13,9
7º
Ford Ka
1.0 12V 3 cilindros
13
15,1
13,8
Audi A1 Sportback
1.4 16V Turbo
12,6
15,2
13,8
Volkswagen Gol 1.0
1.0 12V 3 cilindros
12,9
14,5
13,8
ETANOL
MODELO
MOTOR
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
1º
Peugeot 208 1.2
1.2 12V 3 cilindros
10,9
11,7
11,2
2º
Volkswagen up! TSI
1.0 12V 3 cilindros Turbo
9,8
11,1
10,2
3º
Volkswagen up!
1.0 12V 3 cilindros
9,8
10,6
10,1
4º
Ford Ka 1.0
1.0 12V 3 cilindros
8,9
10,4
9,5
Nissan New Versa
1.0 12V 3 cilindros
8,8
10,5
9,5
Nissan New March 1.0
1.0 12V 3 cilindros
8,8
10,4
9,5
Volkswagen Gol
1.0 12V 3 cilindros
8,8
10,3
9,5
5º
Fiat Mobi Easy
1.0 8V
8,7
10,1
9,3
6º
Fiat Novo Uno Evolution
1.4 8V
8,8
10,1
9,3
7º
Honda City
1.5 16V
8,5
10,3
9,2