Uber terá carro voador em parceria com a Embraer

Empresas desejam apresentar primeiros protótipos até 2020 nos Estados Unidos e Emirados Árabes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Uber terá carro voador em parceria com a Embraer
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O futuro da mobilidade não terá apenas veículos elétricos e autônomos rodando pelas ruas e estradas, mas também apresenta uma mudança no conceito de como vemos os automóveis hoje em dia. Com o crescimento dos aplicativos de transporte individual, especialistas preveem que muita gente deixará de ter um carro próprio. Parte desse novo cenário inclui veículos voadores usados em áreas urbanas, que serão disponibilizados em um serviço semelhante ao táxi atual. Um desses projetos, talvez o mais ambicioso, está a cargo da Uber e inclui parceria com a brasileira Embraer.

A Uber anunciou que até 2020 vai apresentar os primeiros protótipos voadores em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e na região de Dallas, Texas, nos Estados Unidos, com previsão de início da operação comercial até 2023. A Embraer é um dos parceiros, ao lado da Aurora Flight Sciences, fabricante norte-americana de drones, da eslovena Pipistrel, que produz pequenas aeronaves, a Mooney, empresa texana de aviões compactos e a Bell, fabricante de helicópteros.

O tal “carro voador” imaginado pela Uber é na verdade uma aronave de pouso e decolagem na vertical, que não exige uma pista como os aviões. De alguma forma, é semelhante a um helicóptero, com a diferença que traz asas fixas e, no lugar de uma hélice, conta com pequenos rotores, como um drone. A propulsão do modelo da Uber será elétrica e em um primeiro momento ele vai contar com pilotos de verdade – há planos para introduzir com o passar do tempo tecnologia de condução autônoma.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Apesar de o veículo ser chamado de “carro voador”, ele não vai sair voando no meio de um congestionamento, por exemplo. Com aeronaves convencionais, vai contar com plataforma de pouso e decolagem – quatro serão erguidas na área do aeroporto de Dallas-Fort Worth, nos arredores da cidade texana.

Comentários