Tesla fecha 2016 devendo 4 mil carros

Mesmo assim, foi o melhor ano da marca com 76.230 veículos entregues

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Tesla fecha 2016 devendo 4 mil carros
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando uma grande empresa faz previsões e crava determinado número, a imprensa não se esquece. E o pior, não perdoa. Nesta semana, o burburinho envolve a Tesla, que ficou 4.000 unidades abaixo do que prometeu entregar para 2016. Mesmo assim, foi o melhor ano da história para a fabricante de carros elétricos.

Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou que estimava que sua companhia produzisse 80.000 veículos. Mesmo com grandes esforços para que houvesse aumento da produção para acompanhar a crescente demanda em 2016, a Tesla não atingiu a meta.

Mas aqui no WM1 gostamos de ver o copo meio cheio. Eles não atingiram a meta, e em contrapartida tiveram o melhor ano da história da marca com 76.230 unidades entregues. Um número muito acima das 50.580 unidades entregues em 2015.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A Tesla não revela números mensais de venda, mas é obrigada a revelar quantos veículos vende a cada trimestre. No último, a empresa entregou 22.200 veículos (12.700 do Model S e 9.500 do Model X).

Tesla Model X
Tesla Model X
Crédito: Tesla Model X
toggle button

A Tesla se pronunciou quanto ao atraso nas entregas, alegando que a culpa foi do hardware Autopilot, o sistema de direção autônoma que seus carros utilizam. “Por conta dos desafios que enfrentamos na transição para o novo hardware Autopilot, a produção foi mais pesada no final do quarto trimestre, diferente do que havíamos planejado originalmente. Agora estamos aptos a nos recuperar para atingirmos a meta, mas esse atraso na produção impactou as ultimas entregas, incluindo, entre outras coisas, carros que não foram despachados para a Europa e Ásia.” A Tesla diz que por conta dos atrasos, 6.450 veículos estão sendo transportados agora para os clientes e essas unidades entrarão na conta do primeiro trimestre.

Lembrando que não é tão fácil assim comprar um Tesla. Mesmo com a grana nas mãos, o cliente deve esperar no mínimo três meses para o sedã Model S e para o SUV Model X - isso se você morar nos Estados Unidos. Caso o carro desejado seja o “popular” Model 3, vendido a US $ 35 mil (o equivalente a R$ 122.500, sem a inclusão de impostos e taxas) e que entra em produção este ano, o cliente deve fazer a reserva agora e aguardar até meados de 2018, se ele tiver sorte. O site da Tesla, inclusive, diz que as entregas podem demorar mais que isso.

Como estamos no Brasil, você pode adquirir o seu Tesla a preços elevados, mas tê-lo praticamente a pronta entrega (dependendo da escolha), já que o importador Elektra, comprou algumas unidades para ter em estoque e apresentar os elétricos mais desejados do mundo aos brasileiros.

Voltando a história da produção, Musk é muito ambicioso. Ele já disse que até 2018 quer fabricar 500 mil veículos por ano. Nós achamos que ele terá que rever as previsões. 

Confira nossa experiência com o Tesla na Califórnia:

Comentários