Newsletter
Share

Redes Sociais

peugeot 3008 autônomo

Peugeot vai testar 3008 autônomo

Segunda geração do modelo será lançada em breve no Brasil

WM1 / 04/05/2017 às 22:30

Principal destaque do estande da Peugeot no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, a segunda geração do 3008 está prestes a ser lançada no Brasil e já tem até site oficial, onde os interessados podem se cadastrar para obter mais informações a respeito do modelo.

Lá fora, a marca francesa acaba de anunciar parceria com a companhia nuTonomy para conduzir testes em rodovias com unidades adaptadas do 3008 para a tecnologia de condução autônoma – eles vão receber câmeras, sensores, computadores e software de inteligência artificial para rodarem, em situações específicas, sem a necessidade de um motorista ao volante.

Os testes devem começar em setembro, com uma frota do modelo rodando em Cingapura, ao sul da Malásia. Após a conclusão da fase inicial, a ideia é expandir os testes para outras grandes metrópoles – a nuTonomy já tem protótipos de carros adaptados autônomos rodando em vias públicas desde agosto passado.

Apontado como o “Carro Europeu do ano 2017, o novo 3008 ganhou carroceria mais alta e encorpada, abandonando o visual crossover para assumir de vez a identidade de SUV, tipo de carroceria que está em alta no Brasil e em outros mercados ao redor do mundo.

O 3008 vai manter o motor 1.6 THP a gasolina utilizado pela primeira geração, que rende 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque (a apenas 1.400 rpm), associado à transmissão automática de seis marchas. Apesar de agora ser um utilitário esportivo quanto à forma da carroceria, o modelo manterá a tração dianteira, evidenciando sua vocação urbana.

Por dentro, o modelo da Peugeot vai incorporar o conceito i-Cockpit, de painel elevado acima do volante de tamanho pequeno, introduzido no hatch 208 e que gradualmente tem sido aplicado em outros veículos da marca francesa.  No caso, ele será totalmente digital.  Além disso, o 3008 manterá o console central elevado, que lembra o cockpit de um avião. Os preços do SUV no mercado local ainda não foram anunciados.