Nvidia lança plataforma para cidades inteligentes

Análises de imagens e deep learning podem melhorar o trânsito e criar cidades mais seguras

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nvidia lança plataforma para cidades inteligentes
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nós sabemos que a tecnologia para que os carros possam andar sem motorista, já existe. É uma questão de tempo, legislação e infraestrutura para que os carros autônomos tomem as ruas. A Nvidia, não só cria supercomputadores para que os carros sejam inteligentes, mas também propõe o avanço tecnológico para as cidades.

Nesta edição do GTC 2017, congresso de tecnologia que acontece em San Jose, na Califórnia, a empresa lançou uma nova plataforma chamada Metropolis, que utiliza o deep learning (aprendizagem profunda) para analisar as imagens captadas em câmeras de segurança e criar cidades mais conectadas e inteligentes.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Metropolis
Metropolis
Crédito: Metropolis
toggle button

A nova plataforma terá aplicações na segurança pública, gestão do tráfego e otimização de recursos. Imaginem que temos uma quantidade imensa de imagens sendo geradas por câmeras de segurança em locais públicos, no transporte público, em edifícios e rodovias diariamente. Nenhum ser humano daria conta de analisar tantos dados que não param de chegar, além disso, a análise inteligente em tempo real por um supercomputador provou ser mais precisa – e infinitamente mais rápida - do que a interpretação humana.

Com a tecnologia, é possível identificar a ocorrência de um crime, identificar o infrator rapidamente e comunicar as autoridades em tempo real, reprogramar as durações dos semáforos observando o número de pedestres nos cruzamentos, direcionar veículos para vagas disponíveis, entre muitas outras ações que melhorariam a vida das pessoas na metrópole.

Veja também:

 "O Deep Learning está permitindo tecnologias de análise de vídeo poderosas e inteligentes, que transformam vídeos anônimos em informações valiosas, aumentando a segurança e melhorando vidas", disse o vice-presidente da divisão Tegra na Nvidia, Deepu Talla.

De acordo com a Nvidia, hoje existem mais de 50 cidades parceiras trabalhando na produção e implementação de aplicações e produtos que usem deep learning em cidades ao redor do mundo. E, pelo que vemos por aqui, esse número crescerá rapidamente.

*Viagem feita a convite da Nvidia

Comentários