Novo prédio da Nvidia será berço dos autônomos

Edifício Endeavor no Vale do Silício foi projetado em realidade virtual

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo prédio da Nvidia será berço dos autônomos
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Dizem que um bom ambiente de trabalho promove a criatividade e inovação, entre outras qualidades – e convenhamos que as empresas do Vale do Silício sabem bem disso. Se você acha a sede do Google legal, espere só até o novo prédio da Nvidia ficar pronto.

A empresa, que é conhecida por fabricar, além de chips gráficos para games, o cérebro dos carros autônomos, está construindo uma nova sede em Santa Clara, na Califórnia.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
 Endeavor
Endeavor
Legenda: Endeavor
Crédito: Endeavor
toggle button

O nome em inglês é Endeavor e significa esforço na tradução para o português. Visitamos o espaço e muita coisa impressiona no edifício, a começar pelo formato - ele parece uma nave espacial. A forma triangular não é à toa, o triângulo é o polígono fundamental para a criação de uma imagem 3D, tudo a ver com o principal negócio da marca. As 254 claraboias para entrada de luz no teto, também tem formato de triângulo, assim como a disposição das escadas. 

Endeavor
Endeavor
Crédito: Endeavor
toggle button

Toda a obra foi projetada em realidade virtual, o que reduziu custos e tempo. Obviamente, a Nvidia se utilizou de suas próprias tecnologias para criar uma estrutura diferente de qualquer outro no mundo. O terreno começou a ser preparado em junho de 2015 e a obra pronta está prevista para ser entregue em novembro de 2017.

 Endeavor
Endeavor
Legenda: Endeavor
Crédito: Endeavor
toggle button

A eficiência energética foi o que regeu o projeto. A água será reaproveitada, a ausência de paredes internas irá garantir o máximo alcance do wi-fi (o chefe não terá sala) e o calor e iluminação serão controlados pelos mais de 6 mil m² de área envidraçada.

 Endeavor
Endeavor
Legenda: Endeavor
Crédito: Endeavor
toggle button

Aliás, vidro é o que não falta, uma das marcas registradas do arquiteto Gensler, que também desenhou o prédio mais alto da China, Shangai Tower. Os vidros da parte sul, onde incide mais luz, são foscos para uma luz suave e difusa. Ao norte do prédio, onde há menos luz, o vidro é diferente para permitir a entrada de mais luz. Ao todo, são quatro tipos de vidro.

 Endeavor
Endeavor
Legenda: Endeavor
Crédito: Endeavor
toggle button

O prédio de dois andares ocupa uma área de mais de 46 mil m² e vai acomodar 2.500 empregados e fornecer dois andares de estacionamento subterrâneo, algo muito incomum nos Estados Unidos. O investimento divulgado é de US$ 370 milhões.

Se depender do novo escritório, ideias fantásticas surgirão para tecnologias autônomas da Nvidia.

*Viagem feita a convite da Nvidia 

Comentários