Na última quarta-feira (10) a Nvidia anunciou que a Toyota, maior montadora do Japão, utilizará seu hardware nos futuros carros autônomos da montadora. A Toyota, até então, não havia confirmado nenhum tipo de tecnologia autônoma em veículos de produção, mas pelo que vimos hoje, o futuro autônomo da montadora está mais perto do que imaginávamos.
A marca não confirmou datas, nem qual será o modelo escolhido para ostentar a tecnologia. O que sabemos é que ele utilizará o Drive PX da geração Xavier, uma atualização do PX 2 mostrado pela primeira vez no início deste ano.
Além da direção autônoma, o hardware interage com o motorista pela função “co-piloto”, reconhecendo seus comandos por leitura labial, monitorando seus movimentos e impedindo uma ação caso encontre algum perigo que o condutor não consiga prever, como um veículo que avança o farol vermelho em um cruzamento, por exemplo.
A Tesla utiliza já utiliza o hardware Drive PX 2 da Nvida, na função Autopilot, em seus veículos de semi-condução autônoma em carros de produção há algum tempo, assim como a Volvo. Já a Audi, anunciou em janeiro que colocará nas ruas um carro autônomo de nível 4 em 2020 (nível 4 significa que o carro não precisa de condutor na maioria das situações).
Outra alemã, a Mercedes-Benz anunciou uma parceria com a empresa de tecnologia em janeiro deste ano para a produção de um carro com Inteligência Artificial. Enquanto isso, as montadoras japonesas pareciam conservadoras neste campo. Finalmente, vimos avanços.
A Toyota chegou atrasada?
Em março deste ano, o Instituto de Pesquisa da Toyota (Toyota Research Institute) da Califórnia apresentou seu primeiro veículo de testes autônomo. Todavia, a montadora começou a desenvolver sua tecnologia autônoma em 2005 nos Estados Unidos, e de acordo com a último relatório da instituição Intellectual Property and Science division of Thomson Reuters, a Toyota tem mais patentes registrados na área de veículos autônomos do que qualquer outra empresa.
Nós, da Webmotors, apostamos que a japonesa guardará a surpresa para grandes eventos como, por exemplo, as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Até 2030 a montadora acredita que terá modelos totalmente autônomos, conforme apresentou em seu protótipo Concept-I, na última edição da CES.
Marcas automotivas parceiras da Nvidia