Autônomo da Toyota está mais perto da realidade

Montadora anunciou que usará supercomputador Drive PX da Nvidia em seus carros autônomos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Autônomo da Toyota está mais perto da realidade
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Na última quarta-feira (10) a Nvidia anunciou que a Toyota, maior montadora do Japão, utilizará seu hardware nos futuros carros autônomos da montadora. A Toyota, até então, não havia confirmado nenhum tipo de tecnologia autônoma em veículos de produção, mas pelo que vimos hoje, o futuro autônomo da montadora está mais perto do que imaginávamos.  

A marca não confirmou datas, nem qual será o modelo escolhido para ostentar a tecnologia. O que sabemos é que ele utilizará o Drive PX da geração Xavier, uma atualização do PX 2 mostrado pela primeira vez no início deste ano.

Além da direção autônoma, o hardware interage com o motorista pela função “co-piloto”, reconhecendo seus comandos por leitura labial, monitorando seus movimentos e impedindo uma ação caso encontre algum perigo que o condutor não consiga prever, como um veículo que avança o farol vermelho em um cruzamento, por exemplo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

 Toyota
Toyota
Legenda: Toyota
Crédito: Toyota
toggle button

A Tesla utiliza já utiliza o hardware Drive PX 2 da Nvida, na função Autopilot, em seus veículos de semi-condução autônoma em carros de produção há algum tempo, assim como a Volvo. Já a Audi, anunciou em janeiro que colocará nas ruas um carro autônomo de nível 4 em 2020 (nível 4 significa que o carro não precisa de condutor na maioria das situações).

Outra alemã, a Mercedes-Benz anunciou uma parceria com a empresa de tecnologia em janeiro deste ano para a produção de um carro com Inteligência Artificial. Enquanto isso, as montadoras japonesas  pareciam conservadoras neste campo. Finalmente, vimos avanços.

tri_platform_pr_still_1_8ad8ec57fa11e2692d78832b419de8f502f04389.jpg
tri_platform_pr_still_1_8ad8ec57fa11e2692d78832b419de8f502f04389.jpg
Crédito: tri_platform_pr_still_1_8ad8ec57fa11e2692d78832b419de8f502f04389.jpg
toggle button

A Toyota chegou atrasada?

Em março deste ano, o Instituto de Pesquisa da Toyota (Toyota Research Institute) da Califórnia apresentou seu primeiro veículo de testes autônomo. Todavia, a montadora começou a desenvolver sua tecnologia autônoma em 2005 nos Estados Unidos, e de acordo com a último relatório da instituição Intellectual Property and Science division of Thomson Reuters, a Toyota tem mais patentes registrados na área de veículos autônomos do que qualquer outra empresa.

toyota1.jpg
toyota1.jpg
Crédito: toyota1.jpg
toggle button

Nós, da Webmotors, apostamos que a japonesa guardará a surpresa para grandes eventos como, por exemplo, as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Até 2030 a montadora acredita que terá modelos totalmente autônomos, conforme apresentou em seu protótipo Concept-I, na última edição da CES.

 toyota7.jpg
toyota7.jpg
Legenda: toyota7.jpg
Crédito: toyota7.jpg
toggle button

Marcas automotivas parceiras da Nvidia

Parceiros Nvidia
Crédito: Parceiros Nvidia
toggle button

Comentários