Apple reafirma interesse em carro autônomo

Em carta, empresa diz que investe pesado no estudo da automação, incluindo os transportes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Apple reafirma interesse em carro autônomo
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de muitos rumores, algumas “certezas” e vários revezes, a Apple tem conseguido manter o sigilo sobre seu projeto para criação de um carro autônomo. Finalmente, pela primeira vez, a empresa confirmou que está investindo em sistemas de direção autônoma em uma carta de cinco páginas para a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) órgão responsável por regulamentar as rodovias nos Estados Unidos.

Embora a Apple não tenha declarado de forma explícita que está a desenvolvendo um carro, eles disseram que estão investindo pesado no estudo da automação e estão entusiasmados com o pontencial dos sistemas autônomos em diversas áreas, incluindo os transportes.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
apple-car-image-01_6609280ac3d14a8002968faa6b400e3da.jpg
apple-car-image-01_6609280ac3d14a8002968faa6b400e3da.jpg
Crédito: Divulgação
toggle button

Escrita pelo diretor de integridade de produto da Apple, Steven Kenner, a carta pede ao NHTSA, igualdade de direitos para as novas empresas da indústria automotiva. Como está, as montadoras dispõem de isenções para testar novos veículos nas vias públicas, mas as novas empresas não.

Na carta, a Apple também descreve a importância do compartilhamento de dados para as tecnologias autônomas:

Através do compartilhamento de dados, a indústria vai construir um banco de dados mais abrangente do que qualquer empresa pode criar sozinha. Isso permitirá que todos na indústria do desenvolvimento de sistemas detectem e respondam melhor ao mais amplo conjunto de cenários e situações extremas...

A Google e a Ford já divulgaram à National Highway Traffic Safety Administration seus planos e posicionamento sobre as regras que estão sendo criadas para a condução autônoma na terra do Tio Sam.

De acordo com rumores recentes, o projecto Titan, nome interno dado ao carro autônomo da Apple, teria sido descartado, passando a ser apenas um projeto de desenvolvimento de software e não mais um veículo. Depois da carta, ficou clara a intenção da empresa em envolver-se em tecnologias autônomas para a indústria automotiva, mas a Apple, novamente, nos deixou na dúvida do que está tramando. Estaria a empresa do Vale do Silício, na Califórnia, de fato desenvolvendo um veículo ou apenas uma plataforma para terceiros utilizarem? A resposta deve vir em um futuro próximo.

Comentários