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Michelin transfere tecnologia das competições

Marca usa diferentes pistas, traçados e tipos de piso para desenvolver seus compostos

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13/10/2016 às 17:30atualizado 24/10/2016 às 16:02

Participar de competições do automobilismo mundial é apenas uma ação de marketing para a maioria das empresas, mas não é o caso da Michelin. Presente nas pistas desde seu início – quando desenvolveu um pneu de alto desempenho para equipar uma bicicleta de corrida - a marca equipou carros das mais importantes e disputadas categorias do automobilismo mundial. Como resultado, as pistas se tornaram verdadeiros laboratórios para testar o desempenho dos pneus em condições extremas.

Um bom exemplo disso é o circuito de La Sarthe, onde acontece as 24 Horas de LeMans, uma das mais tradicionais corridas de resistência do mundo. O traçado, localizado em Le Mans, na França, é conhecido por ser extremamente exigente para pneus, motores e pilotos desde a primeira prova disputada lá, em 1923.  A Michelin equipou o carro vencedor naquela edição e ocupou o lugar mais alto do pódio em outras 18 etapas da prova até o momento (foram 24 vitórias, sendo que 18 delas consecutivas, desde 1998), equipando bólidos como Porsche, Toyota e Audi. E a inovação e tecnologia desenvolvidas e aplicadas na busca por essas vitórias foram aplicadas nos pneus de rua ao longo dos últimos 100 anos.

Das pistas da Formula E para as ruas

A experiência mais recente da marca é na Fórmula E, categoria criada em 2014 e que conta com pilotos de sobrenomes respeitados como Bruno Senna e Nico Prost, respectivamente sobrinho e filho dos multicampeões de Fórmula 1 Ayrton Senna e Alain Prost.  Com foco em sustentabilidade, os monopostos são equipados com motores 100% elétricos e podem utilizar um único jogo de pneus por etapa. Ou seja, o composto precisa ser extremamente durável e eficiente em diferentes condições climáticas.

Exclusivamente desenvolvido para esta categoria, o MICHELIN Pilot Sport EV serviu como inspiração para o desenvolvimento do novo pneu esportivo MICHELIN Pilot Sport 4. A banda de rodagem dos dois é muito similar, o composto de rodagem e a arquitetura interna também são equivalentes: “É a prova concreta de que aprendemos com as competições e levamos para as ruas tecnologia de ponta para nossos consumidores”, afirma o diretor comercial da Michelin América do Sul, Ruy Ferreira.

Estas características permitiram com que o novo pneu esportivo tivesse seu desempenho comprovado em testes na Alemanha. Segundo análise do instituto independente TÜV SUD, o MICHELIN Pilot Sport 4 antecipou a distância de frenagem em até 1,4 m em relação à média dos concorrentes quando o carro trafegava em piso seco.

O instituto alemão avaliou também o desempenho em terreno molhado. A análise mostrou que o novo pneu da Michelin pode frear até 2,1 m antes do que a média da concorrência. Além disso, o MICHELIN Pilot Sport 4 também fundamentou que tem aderência 8% superior quando submetido a teste feito em curvas.

Números nas Pistas

A fabricante também conquistou 102 GPs na Fórmula 1, mais de 250 vitórias individuais no WRC (World Rally Championship) e 360 triunfos na MotoGP. Estes são apenas alguns números da fabricante de pneus com o maior número de conquistas em campeonatos realizados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo). Não é à toa que a marca tem uma divisão especialmente dedicada às competições, a MICHELIN MOTORSPORT.

Confira abaixo o histórico da Michelin nas pistas em detalhes:

24 Horas Le Mans
Primeira vitória em 1923 (corrida inaugural)
24 vitórias (incluindo 18 vitórias consecutivas desde 1998)

FIA World Rally Championship (WRC)
48 títulos mundiais (22 títulos de pilotos e 24 de construtores)
Primeira vitória em 1973 Rallye Monte-Carlo
Mais de 250 vitórias individuais

Enduro World Championship
33 títulos mundiais desde 2000

FIA World Endurance Championship (WEC)
Quatro títulos mundiais desde a criação do campeonato, em 2012

FIM Endurance World Championship (EWC) (1983 a 2014)
15 títulos
24 Heures Moto: 13 vitórias
Bol d´Or: 13 vitórias
8 Hours of Suzuka: 16 vitórias

    Rally Dakar
    Carros: 19 vitórias entre 1981 e 2001, e desde 2013
    Motocicletas: 33 vitórias entre 1983 e 2016
    Caminhões: 32 vitórias entre 1981 e 2016

    Formula 1 (de 1977 a 1984 / de 2001 a 2006)
    215 Grands Prix
    111 pole positions
    102 vitórias
    Mundial de pilotos: 5 títulos
    Mundial de Construtores: 4 títulos

    Off Road: Trial World Championship
    34 Trial Outdoor títulos mundiais desde 1981
    14 Trial Indoor títulos mundiais desde 2002

    Motocross
    7 títulos mundiais desde 2002

    FIM MotoGP (1973 a 2008)
    26 títulos mundiais de pilotos
    360 vitórias na corrida
    Primeiro título em 1973 (Jack Findley, Suzuki)
    Primeiro título em 1976 (Barry Sheene, Suzuki)

    FIM World Superbike Championship (WSBK) (1998 a 2003)
    12 títulos mundiais

    Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

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