Newsletter
Share

Redes Sociais

Michelin Pilot Sport 4

MICHELIN Pilot Sport 4 é apresentado ao mercado

Pneu atende o consumidor que prioriza o prazer em dirigir com segurança

Oferecido por
30/09/2016 às 18:45atualizado 24/10/2016 às 12:25

O novo pneu esportivo MICHELIN Pilot Sport 4 foi concebido com base na experiência da marca nas pistas e chega para atender às demandas do consumidor que prioriza o prazer em dirigir, mas não abre mão do mais alto nível de segurança. O produto premium já está disponível em seis dimensões para rodas de aro 17” e 18”.

O pneumático é fabricado e importado da França, e carrega três pilares: durabilidade, segurança e performance. E isso não fica só no discurso. Preocupada com um produto de nível superior, a Michelin colocou seu lançamento à prova em avaliações coordenadas por respeitados institutos independentes na Alemanha.

700 milhões de euros6 meses17" e 18"
É o valor investido anualmente pela Michelin em inovação
É o tempo extra de durabilidade que o MICHELIN Pilot Sport 4 pode oferecer em comparação aos concorrentesSão os aros disponíveis para o novo pneu

FRENAGEM ANTECIPADA

O MICHELIN Pilot Sport 4 provou nos mais exigentes testes em pista que pode encurtar a distância de frenagem em até 1,4 metro em relação à média dos concorrentes quando o carro trafega em piso seco. Nesta avaliação, o instituto independente alemão TÜV SUD considerou um veículo partindo de uma velocidade de 100 km/h até parar completamente.

Cada milímetro que um automóvel antecipa em uma frenagem é muito importante, pois pode significar a distância em que o motorista escapa ou não de um acidente.

Agora imagine um cenário de chuva, com asfalto molhado. O carro fica mais difícil de ser controlado por conta da perda de aderência dos pneus com o solo. No entanto, também nesta situação mais extrema, o MICHELIN Pilot Sport 4 comprovou que tem performance superior aos concorrentes da mesma categoria.

A análise, também realizada pelo instituto alemão, considerou a distância percorrida por um veículo partindo de velocidade de 80 km/h até diminuir para somente 20 km/h. Neste cenário, o novo pneu da Michelin mostrou que pode frear até 2,1 metros antes do que a média da concorrência. Além disso, o MICHELIN Pilot Sport 4 assegurou ter aderência 8% superior quando submetido a teste feito em curva, também com piso molhado.

Ou seja, o lançamento da marca francesa mostrou que é a melhor opção em segurança seja em pista seca ou molhada. Este resultado superior foi possível graças ao emprego de duas tecnologias inéditas. “Uma delas é a Elasto Sport, que carrega a última geração de sílica (borracha sintética) na composição do pneu. Esta tecnologia é a responsável por tamanha aderência em piso molhado”, detalhou Anoildo Mattos, gerente de marketing da Michelin América do Sul. “A outra novidade é a Dynamic Response, uma lona têxtil híbrida feita em aramida e nylon, que permite que o motorista tenha mais precisão na condução”, completou.

DURABILIDADE

O gerente de marketing da Michelin América do Sul considera ainda que a eficácia destas tecnologias só é possível graças à escultura da banda de rodagem inspirada nos pneus Michelin que equipam com exclusividade os carros da Fórmula E. Focada na sustentabilidade, a categoria é composta somente de veículos 100% elétricos. “Só é permitido a utilização de um jogo de pneus desde os treinos classificatórios até a corrida. Então, o pneu tem que ser apropriado para pista seca e molhada, além de suportar temperaturas extremas. Ou seja, o composto precisa ter muita durabilidade”, explicou Mattos.

Aliás, a durabilidade foi outro pilar do MICHELIN Pilot Sport 4 a ser comprovado em testes na Alemanha, desta vez, realizados pela Dekra. De acordo com o instituto, o pneu da Michelin pode ter vida útil até 15% maior do que os produtos concorrentes. Isso significa que o consumidor pode rodar até seis meses a mais, levando em consideração um motorista que rode 7.000 quilômetros com o carro durante um ano.

PERFORMANCE: DEMONSTRAÇÃO PARA ESPECIALISTAS

Apesar dos resultados enfáticos obtidos nos testes realizados na Alemanha, a fabricante não abriu mão de demonstrar a superioridade do MICHELIN Pilot Sport 4 para a imprensa especializada sul-americana. Um grupo de aproximadamente 100 jornalistas viu de perto a eficiência do pneu esportivo durante evento realizado no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

A Michelin organizou um ensaio parecido com a análise comprovada na Alemanha, apenas em caráter demonstrativo. “Promovemos para a jornalistas e revendedores um dia para ilustrar os atributos do MICHELIN Pilot Sport 4. Eles observaram provas de frenagem em piso seco e molhado, mas também puderam dirigir carros equipados com nosso produto. O mais importante foi que o comparamos, sem o menor problema, com pneus concorrentes", destacou Mattos.

A eficiência comprovada do nosso produto nos dá segurança de mostrar que ele realmente é o melhor em sua categoria

Os convidados do evento puderam constatar como o MICHELIN Pilot Sport 4 permite maior segurança para fazer curvas em demonstrações de Força G (força gravitacional). No ensaio, pilotos norte-americanos faziam curvas consecutivas sem sair da tangência original com o pneu esportivo premium, mas encontraram dificuldades para realizar as mesmas manobras com produtos de outras fabricantes.

Depois, os participantes assumiram o controle do volante para dar uma volta completa no Velo Città, autódromo homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A bordo de um Audi A3 sedã, realizaram provas de slalom (zigue-zague) e frenagem para verificar o poder de reatividade do pneu, além de pisar fundo na reta da pista para notar toda a esportividade proporcionada pelo MICHELIN Pilot Sport 4.

Estas qualidades são imprescindíveis para um bom rendimento na pista, mas também são de suma importância para qualquer viagem ou mesmo no dia a dia nas grandes cidades. “Não é porque o MICHELIN Pilot Sport 4 é um pneu esportivo que serve somente para carros esportivos. Pelo contrário. A eficiência em durabilidade e, principalmente, em frenagem em qualquer que seja o clima podem fazer a diferença para o bolso e para a segurança do consumidor”, pontuou a diretora de marketing da Michelin América do Sul, Ana Paula Guimarães.

Não é à toa que o MICHELIN Pilot Sport 4 já é oferecido como pneu de série em diversos veículos de várias categorias distintas. A vasta lista inclui desde hatches médios, como o Volkswagen Golf e o Hyundai i30, passando por sedãs premium como BMW Série 3 e o Mercedes-Benz Classe C, chegando até automóveis de luxo, como o Jaguar XJ e o Maserati Ghibli.

O MICHELIN Pilot Sport 4 está disponível em seis dimensões diferentes para rodas de aro 17” e 18”. Alguns exemplos de modelos são o 225/45 ZR17 (94Y), 255/35 ZR18 (94Y), entre outros.

INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO

Fruto da tradição da Michelin nas pistas para oferecer o melhor resultado para o consumidor final, o MICHELIN Pilot Sport 4 é apenas um dos produtos decorrentes de um investimento anual de cerca de 700 milhões de euros em inovação.

Mais de 6.000 colaboradores no mundo dedicam-se a desenvolver produtos que ofereçam o que existe de mais moderno para que seus consumidores possam ir cada vez mais longe.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas