Newsletter
Share

Redes Sociais

Volks apresenta (outra) Kombi do futuro em Detroit

I.D. Buzz é a primeira van autônoma do mundo, tem dois motores elétricos e pode chegar aos 100 km/h em 5 segundos

WM1 / 09/01/2017 às 15:00

Não é de hoje que a Volkswagen apresenta conceitos de minivans em salões pelo mundo. E também não é raro esses protótipos serem apelidados de Kombi do futuro. Foi assim, por exemplo, com o Budd-e, projeto lançado na CES 2016 e que foi exposto no Salão de São Paulo do mesmo ano. Mas agora, em Detroit, a fabricante mostrou um conceito ainda mais parecido com a Velha Senhora. É o I.D. Buzz.

É difícil olhar para a carroceria bicolor e o grande logo da Volks e não lembrar da saudosa Kombi. E quem diria que ela veria um sucessor 100% elétrico e autônomo, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos.

O modelo tem dois motores elétricos baseados em cada um dos eixos e que somam 374 cv. Já a autonomia é de 434 quilômetros com uma carga completa da bateria de 111 kWh. Segundo a Volks, 80% da carga pode ser feita em 30 minutos.

“A ofensiva elétrica da Volkswagen começa em 2020 com uma arquitetura completamente nova do veículo. Esse é o período de lançamento de uma geração nova de totalmente veículos elétricos e conectados”, considerou o chefe do conselho administrativo da Volkswagen, Herbert Diess. “Em 2025 queremos vender um milhão desses veículos anualmente. Estamos fazendo da mobilidade elétrica a nova marca registrada da Volkswagen”, completou.

O ID Buzz é baseado na nova plataforma MEB, específica para elétricos e que posiciona a bateria no assoalho para que haja mais espaço para os passageiros. O modelo tem 4,94 metros de comprimento, sendo 3,3 m de entre-eixos.

Já a parte interna do conceito é um show à parte. No lugar tradicional da manopla de câmbio, há uma central multimídia que é, basicamente, um tablet. Já a direção é manuseada é recolhida e os bancos podem ser virados para trás, para haver comunicação entre motorista e os demais ocupantes, durante a condução autônoma.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas