Recepcionista do Salão de SP: Fiat 124 Spider

Releitura do charmoso modelo das décadas de 1960 e 1970 é o primeiro a ser visto pelos visitantes no São Paulo Expo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Recepcionista do Salão de SP: Fiat 124 Spider
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ao entrar no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece até domingo no São Paulo Expo, o carro que praticamente recepciona os aficionados é o belíssimo Fiat 124 Spider. Mesmo com linhas clássicas em um branco discreto, o roadster (duas pessoas) que é uma releitura de um dos principais modelos da marca nas décadas de 1960 e 1970. Para se ter uma ideia, até o teto é de lona - nada de capota rígida.

Infelizmente, como já informamos, o 124 Spider não será vendido no Brasil – veio apenas a passeio, assim como Dodge Challenger Hellcat, Ford F150 Raptor e Ford GT. O WM1 conversou com executivos da marca, que disseram que será a presença do roadster em São Paulo é uma maneira de medir a receptividade do público e, quem sabe, trazer algumas unidades (seria uma série limitadíssima) em 2017. Vamos aguardar.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Além de ter uma beleza retrô, o Fiat reúne características deliciosas para ser um carrinho divertidíssimo ao volante. Para começar, a plataforma é da quinta geração do cultuado (merecidamente) Mazda MX-5 Miata. O que é muito bom! O Miata é reconhecidamente um ‘bólido’ muito saboroso de se dirigir. Sob o longo capô está instalado um motor de quatro cilindros 1.4 Multiair (turbo) programado para gerar 160 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 24,5 mkg.f a partir de 2.250 giros. Trata-se do mesmo setup do Fiat 500 Abarth comercializado aqui no Brasil – o que nos leva a ter um pouco mais de esperança de ter um 124 Spider entre nós...

No entanto, não é no ‘coração’ que dorme a magia deste conversível, mas sim no conjunto. A tração, para começar, é traseira. Já a transmissão é manual de seis velocidades. E com 4,05 metros de comprimento, 2,31 metros de distância entre os eixos, 1,74 metro de largura e apenas 1,23 metro de altura, o 124 Spider pesa apenas 1.050 quilos. Em números, de acordo com dados fornecidos pela fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 215 km/h.

 Fiat 124 Spider
Fiat 124 Spider
Legenda: Fiat 124 Spider
Crédito: Fiat 124 Spider
toggle button

Importante ressaltar que ao contrário do Miata, o 124 Spider não tem foco na performance, sendo um carro muito mais para ‘curtir a viagem’ do que propriamente para pisar fundo em uma pista, apesar da combinação ser excelente para ‘baixar tempo’. Por conta disso, a suspensão (independente na dianteira e doble wishbone, na traseira) é mais soft, por exemplo. O ronco do propulsor, que no 500 encapetado, ou melhor, Abarth, é retrabalhado, neste clássico isso não acontece.

Nos Estados Unidos, onde é comercializado, o Fiat 124 Spider parte de US$ 24.995, aproximadamente R$ 86,5 mil. No entanto, este roadster chegaria ao Brasil por um valor bem mais elevado, ultrapassando facilmente a casa dos R$ 100 mil.

Fiat 124 Spider
Fiat 124 Spider
Crédito: Fiat 124 Spider
toggle button

Guia do Salão 2016

Confira o Guia Completo do Salão 2016 WM1. Separamos tudo que você precisa saber sobre o maior evento automotivo da América Latina!

Comentários