Kia Drive Wise quer desenvolver carro autônomo para 2030

Sub-marca foi anunciada na CES e será focada totalmente na tecnologia autônoma

WM1 / Janeiro 2016
Arquivo

A Kia resolveu entrar de vez no mundo da tecnologia autônoma e até criou uma sub-marca para isso. Durante a sua coletiva na CES deste ano, que começou nesta terça-feira (05) em Las Vegas, a marca coreana anunciou a criação da divisão Drive Wise que desenvolverá sistemas autônomos para seus carros, focando em ter um completamente autônomo para 2030. Também está nos planos o lançamento de um modelo parcialmente autônomo, com um Volvo XC90, por exemplo, até 2020.

Entre as tecnologias em desenvolvimento já citadas pela marca estão o HAD e UAD, sistemas de radares, sensores e cameras que deverão dirigir o carro na estrada e na rua, respectivamente. Em caso de faixas com baixa visibilidade, o PVF (Preceding Vehicle Following) usa o carro mais próximo como refêrencia para manter-se na trajetória.

Há inclusive um sistema de monitoramento que detecta se o motorista está olhando para o caminho. Se não, quando possível, o veículo vai para uma faixa segura e pode até parar completamente. Outro sistema interessante é o de estacionamento autônomo, que permite estacionar o carro pelo celular ou por outro dispositivo móvel, como no BMW i3.

 

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas