A Volkswagen divulgou um vídeo com um novo Performance Pack para o ‘encapetado’ Golf R. O kit, que deverá ser comercializado inicialmente na Europa, é somente estético, não promovendo ganhos em termos de potência e torque.
No entanto, seus recursos poderá ajudar a baixar alguns décimos de segundo nos track days. O para-choque dianteira do Golf tem um novo desenho para trabalhar melhor o fluxo de ar que é direcionado para as caixas de rodas. Uma saia lateral foi instalada para diminuir a turbulência e a traseira ganhou um aerofólio ainda maior e um difusor de competição.
De acordo com a Volkswasgen, o Performance Pack produz 20 kg a mais de down force, quando o Golf R está em altas velocidades – o que é muito.
O escapamento também foi completamente retrabalhado para gerar um ronco ainda mais instigante e o sistema de exaustão refeito. As rodas de liga leve têm novo desenho e são de 19 polegadas. Já os discos (perfurados) de freio – nas quatro rodas – cresceram, e agora são de 17 polegadas. A direção foi recalibrada, assim como o setup da suspensão.
O Golf R é equipado com motor 2.0 Turbo de quatro cilindros (injeção direta de combustível), que gera 310 cv de potência máxima e 40,7 kgf.m de torque. O 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,6 segundos e a velocidade máxima é limitada a 250 km/h – no entanto, tirando o limitador, o top speed acontece aos 267 km/h, como revela o vídeo. A tração é integral.
O Golf R é apontado com um dos principais adversários do recém-apresentado Honda Civic Type R e do Ford Focus RS.