Um Santa Fe que você nunca viu

SUV da Hyundai é o primeiro carro de passeio a cruzar a Antártida

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Redação WM1
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Se você acha o SUV Santa Fe, da Hyundai, um tanto sem sal, é capaz que agora mude de ideia. A marca sul-coreana fez ligeiras modificações em um Santa Fe “convencional” para que ele participasse de uma expedição de 30 dias pela Antártida e o resultado foi insano.

Hyundai Santa Fe
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Crédito: Hyundai Santa Fe
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O Santa Fe, que já é grande – mede 4,69 metros de comprimento e 1,88 metro de largura – ficou mais alto e bem mais largo graças ao uso de pneus gigantes de baixa pressão, para que ele pudesse atravessar os quase 5,8 mil quilômetros de terreno gelado em condições extremas.

 Hyundai Santa Fe
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Legenda: Hyundai Santa Fe
Crédito: Hyundai Santa Fe
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Um dos mais experientes especialistas em dirigir na Antártida, Gisli Jónsson, da Arctic Trucks, foi o responsável por preparar o carro: “Era um SUV convencional da Hyundai. Motor, sistema de gerenciamento, transmissão, diferencial dianteiro e cardã eram completamente originais de fábrica. Porém, tivemos que adaptar grandes pneus de baixa pressão, que são importantes para manter o veículo em cima da neve em vez de abrir caminho por meio dela. Usamos uma pressão nos pneus equivalente a um décimo da normalmente utilizada nas estradas”.

Quem tem bastante experiência na Antártida sabe o que ela faz com as máquinas. Basicamente, tudo e qualquer coisa se desmancha. Mesmo máquinas grandes racham e se despedaçam. Esta foi a primeira vez que uma travessia total foi tentada e concluída nos dois sentidos, ida e volta.

Para acomodar os pneus, além dos imensos alargadores de paralamas, a carroceria do carro foi elevada com novos subchassis e suspensões. O veículo também recebeu engrenagens dentro dos cubos de roda para lidar com as diferentes forças e a necessidade de girar mais lentamente para rodar à mesma velocidade.

Segundo a Hyundai, as outras modificações foram o aumento da capacidade do tanque de combustível para maior autonomia, a conversão do carro para rodar com combustível Jet-A1 – o único disponível no continente e a instalação de um pré-aquecedor para o frio.

“Quem tem bastante experiência na Antártida sabe o que ela faz com as máquinas. Basicamente, tudo e qualquer coisa se desmancha. Mesmo máquinas grandes racham e se despedaçam. Esta foi a primeira vez que uma travessia total foi tentada e concluída nos dois sentidos, ida e volta. Muita gente pelo mundo pensou que nunca conseguiríamos e quando voltamos eles não acreditavam no que realmente havíamos feito”, completa.

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Crédito: Hyundai Santa Fe
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Foi a primeira vez que um carro de passeio atravessou o continente da Antártida, desde Union Camp até McMurdo, ida e volta. Segundo os participantes, foi uma prova de resistência, não velocidade, a média foi de apenas 27 km/h sob temperaturas menores que 28ºC negativos, passando por trechos com plataformas de gelo flutuante que nunca haviam sido percorridas anteriormente por veículos com rodas. No Brasil, o Santa Fe parte de R$ 177.246 com tração nas quatro rodas. Alguém aí anima uma customização?

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Legenda: Hyundai Santa Fe
Crédito: Hyundai Santa Fe
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Os motoristas foram Patrick Bergel, bisneto do lendário explorador polar e herói britânico, Sir Ernest Shackleton. A jornada, que aconteceu em dezembro de 2016, foi feita para celebrar o centenário da expedição Transantártica de Shackleton, de 1914 a 1916. 

 

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