Montadoras se unem em prol dos elétricos na Europa

BMW, Daimler AG, Ford e Volks planejam “joint venture” para instalar 400 pontos de recarga ultra rápida

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Karina Simões
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Uma parceria inédita. Assim podemos chamar o memorando de intenções para criar a rede de recarga com maior potência da Europa, assinado na última terça-feira, 29, pelo Grupo BMW, Daimler AG, Ford e o Grupo Volkswagen, junto com a Audi e a Porsche. A finalidade da “joint venture” é construir rapidamente cerca de 400 estações de recarga nas estradas europeias. O aumento da infraestrutura é determinante para que haja uma adoção massiva de veículos elétricos pela população e é nisso que as montadoras estão apostando.

<em>"O Grupo BMW iniciou inúmeros projetos de infraestrutura de recarga pública nos últimos anos. O projeto conjunto é outro marco importante, demonstrando claramente que os concorrentes estão unindo forças para acelerar a mobilidade elétrica”, diz Harald Krüger, presidente do Conselho de Administração da BMW AG.</em>

 

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Não trata-se de qualquer ponto de recarga, o plano é que elas sejam significativamente mais rápidas que os sistemas mais potentes existentes hoje. Batizada de recarga ultrarrápida, cada ponto tem potência de até 350 kW.

<em>“Uma infraestrutura de recarga ultrarrápida confiável é importante para a adoção em massa dos consumidores e tem potencial para transformar o avanço da direção elétrica”, diz Mark Fields, presidente e CEO da Ford Motor Company.</em>

A rede será baseada no padrão de tecnologia batizado como Sistema de Carga Combinado (CCS – Combined Charging System). Isso quer dizer que o padrão existente de recarga de veículos elétricos em corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC), utilizado atualmente, será expandido para um novo nível de capacidade. Na prática, independentemente da marca, seu veículo vai poder ser carregado em uma fração do tempo que os elétricos atuais. A ideia é tornar as recargas elétricas tão convenientes quanto as paradas no posto de gasolina.

<em>“Pretendemos criar uma rede que permita aos nossos clientes em viagens de longa distância usar uma pausa para o café para recarregar”, diz Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração da AUDI</em>.

O início da construção da rede está previsto para o ano que vem e a estimativa é que a infraestrutura seja ampliada ainda mais. Até 2020, os consumidores deverão ter acesso a milhares de pontos de recarga de alta potência instalados no Velho Continente, diz o comunicado.  

Os sócios –BMW, Daimler AG, Ford e Grupo Volkswagen– terão participação igual na “joint venture”, mas outros fabricantes serão incentivados a participar da rede para ajudar na criação de outras soluções recarga. A “joint venture” também está aberta à cooperaração com parceiros regionais.

A iniciativa já é um reflexo do voto recente do conselho fcaptional alemão, Bundesrat, pela proibição dos motores de combustão interna até 2030. Segundo a medida, a partir deste ano, todos os carros vendidos na Alemanha deveriam ter motores alimentados a eletricidade, hidrogênio ou outras fontes de energia limpa. E para fazer figuras como Ferdinand Porsche, Enzo Ferrari, entre muitos outros criadores de marcas lendárias revirarem no caixão, os legisladores pretendem estender a medida a toda a União Europeia. Isso explica porque o processo de infraestrutura para receber os elétricos está sendo acelerado. 

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