Hyundai testa i30 esportivo com motor 2.0 turbo

Versão N da terceira geração do hatch médio está perto de ser lançada na Europa para encarar Golf GTI e Civic Type R

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Redação WM1
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Apresentada no ano passado e lançada na Europa no começo de 2017, a terceira geração do Hyundai i30 vai receber uma versão esportiva no continente para concorrer com Volkswagen Golf GTI, Honda Civic Type R e outros hatches de alto desempenho. Protótipos do i30 N foram fotografados rodando em testes em vias públicas do Reino Unido, ainda bastante camufladas, indicando que o desenvolvimento está adiantado e o lançamento, próximo. A montadora sul-coreana inclusive divulgou um vídeo oficial do carro em ação.

Já se sabe que o i30 N terá motor 2.0 turbo com cerca de 250 cv na configuração de entrada  e deverá contar com uma opção cerca de 25 cv mais potente, equipada com diferencial dianteiro de deslizamento limitado, para facilitar o contorno de curvas em alta velocidade. A transmissão, ao menos no lançamento, será apenas manual de seis marchas, enquanto a Hyundai pretende oferecer com o tempo também uma caixa automatizada de dupla embreagem. Na foto abaixo, a versão convencional revelada em 2016, vista de frente.

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novo hyundai i30 frente
novo hyundai i30 frente
Crédito: novo hyundai i30 frente
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Enquanto o tempo de aceleração de zero a 100 km/h ainda é desconhecido, a montadora já divulgou que o i30 N terá velocidade máxima de 250 km/h, provavelmente limitada eletronicamente, a exemplo de muitos modelos de automóveis comercializados no mercado europeu.

A expectativa é que o i30 N seja oficialmente revelado em setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, e chegue às concessionárias europeias em seguida. Antes disso, dois protótipos vão participar das 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha, o que deve ser o teste final antes do começo da fabricação em série. Não há previsão de lançamento da versão N no Brasil, embora ela pudesse ocupar a lacuna deixada pelo Veloster, que parou de ser vendido aqui no começo de 2014 e, convenhamos, nunca ofereceu desempenho esportivo de verdade (na foto abaixo, o novo i30 visto de traseira).

novo hyundai i30 traseira
novo hyundai i30 traseira
Crédito: novo hyundai i30 traseira
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As versões convencionais do novo i30 devem desembarcar aqui ao longo deste ano, importadas como as gerações anteriores, considerando que o novo Elantra, que utiliza a mesma plataforma, já está à venda no país há alguns meses (abaixo, o interior da terceira geração do hatch médio).

novo hyundai i30 interior
novo hyundai i30 interior
Crédito: novo hyundai i30 interior
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Na Europa, o novo i30 “padrão”, que ganhou um visual mais limpo e inspirado no Golf, pode ser equipado com motores 1.0 de três cilindros de 120 cv de potência  e 1.4 de quatro cilindros e 140 cv, ambos a gasolina e turbinados, além de duas opções 1.6 turbodiesel, com potências de 95 cv e 136 cv. O propulsor 1.4 turbo é o mais cotado para cá, isso se o motor 1.8 aspirado de 150 cv atualmente utilizado aqui não for mantido nessa nova geração.

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