Honda diz porque Civic Si tem 'apenas' 208 cv

Segundo executivo, potência foi restrita para não comprometer a durabilidade e também para manter o preço acessível

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Honda diz porque Civic Si tem 'apenas' 208 cv
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando a potência do novo Civic Si foi anunciada, de “apenas” 208 cv, com torque de 26,54 kgf.m extraídos do motor 1.5 turbo, muitos fãs do esportivo ficaram decepcionados. Afinal de contas, os números são muito semelhantes aos do Si anterior, que rende 206 cv e 23,9 kgf.m, extraídos do motor 2.0 naturalmente aspirado.

Novo Honda Civic Si
Novo Honda Civic Si
Crédito: Novo Honda Civic Si
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em entrevista para a publicação “Automotive News”, o executivo Rob Keough, responsável pelo planejamento de produto do Civic, esclareceu que custo e durabilidade foram os motivos para o novo Si apresentar um incremento modesto de desempenho em relação ao seu antecessor. “Poderíamos colocar mais potência nele, mas isso não contribui para a durabilidade do motor”, explicou. No Civic Touring vendido no Brasil, o mesmo 1.5 turbinado tem 173 cv e 22,3 kgfm (na foto abaixo, o novo Si com carroceria hatch - ele também é vendido em versão sedã).

2017-honda-civic-si-rear-three-quarter-02.jpg
2017-honda-civic-si-rear-three-quarter-02.jpg
Crédito: 2017-honda-civic-si-rear-three-quarter-02.jpg
toggle button

Keough também esclareceu que o caminho contrário - projetar uma versão mais “mansa"do 2.0 turbo de 310 cv e 40,8 kgf.m que equipa o Civic Type R - iria encarecer muito o Si, que acaba de chegar ao mercado norte-americano por US$ 24.775 (cerca de R$ 81.175 na conversão direta), com taxas inclusas. O Type R, que ainda não foi lançado, deverá custar US$ 10 mil (R$ 32,8 mil) acima desse valor.

Honda Civic Si
Honda Civic Si
Crédito: Honda Civic Si
toggle button

O executivo da Honda, no entanto, não descartou a chegada, em um futuro não muito distante, de uma opção intermediária entre a brutalidade do Type R e a civilidade do Si, separados hoje por cerca de 100 cv. Essa versão poderia tanto usar uma variante mais potente do motor 1.5, modificada para não comprometer sua vida útil, ou o 2.0 turbinado com ajuste para entregar menos potência. Esse Civic, que nunca existiu, teria preço na faixa dos US$ 30 mil (R$ 98,3 mil).

Comentários