vw up gti frente 1

Confirmado: Volks Up! GTI com motor 1.0 de 115 cv

Versão esportiva será apresentada semana que vem em evento na Áustria e chega ao mercado europeu no começo de 2018

WM1 / 19/05/2017 às 13:15

Agora é oficial. Depois de rumores e fotos de protótipos flagrados rodando em testes, a Volkswagen anunciou que vai apresentar o Up GTI  na semana que vem durante o Wörthersee Treffen, tradicional evento de modelos tunados e personalizados da Volkswagen realizado na cidade austríaca de Reifnitz, que este ano acontece de 24 a 27 de maio.

Inspirada no Golf GTI original, lançado há 41 anos, a versão esportiva do Up será mostrada ainda como conceito, porém praticamente pronta para entrar em produção. O lançamento na Europa acontece no começo de 2018, informa a fabricante.

O Up! GTI traz o mesmo motor 1.0 TSI usado no Up! brasileiro e também no Golf fabricado e vendido aqui. No caso, o propulsor de três cilindros com turbo e injeção direta de gasolina foi ajustado para render 115 cv de potência e 20,4 kgfm de torque - números que, combinados com o baixo peso de 997 kg em ordem de marcha, resultam em aceleração de zero a 100 km/h em 8,8 segundos e velocidade máxima de 197 km/h.

A Volkswagen, inclusive, destaca que o Up! esportivo, com suas dimensões compactas e baixo peso, remete diretamente ao primeiro Golf GTI de 1976 – que terá uma unidade exposta ao lado da novidade. Olhando de perto as especificações do GTI original, as semelhanças são realmente muitas: equipado com motor 1.6 aspirado de 110 cv e pesando apenas 810 kg, vai de zero a 100 km/h em 9 segundos e atinge máxima de 182 km/h.

VEJA MAIS VOLKSWAGEN UP!

Volkswagen dá o troca após Renault 'zoar' o Up!
Volkswagen Up! 2018 fica mais refinado e ganha nova versão
Volkswagen Up! picape?

Dotado de carroceria de duas portas, o Up! GTI que a Volkswagen revelou traz alguns detalhes visuais introduzidos no Golf esportivo dos anos 70, como a faixa vermelha na grade do motor, também presente na tampa traseira, faixa preta dupla nas laterais, na altura da base das portas e aerofólio traseiro com acabamento preto brilhante – cor também presente na capa dos retrovisores. A suspensão foi rebaixada em 1,5 cm e as rodas de liga leve de 17 polegadas têm desenho exclusivo. A carroceria, por sua vez, será oferecida nas cores sólidas vermelha e branca e nas metálicas prata, preta e azul.

Por dentro, a versão esportiva do hatch exibe o icônico tecido xadrez nos bancos e volante com base achatada e costuras vermelhas. A tonalidade vermelha  também está presente na parte central do painel e na manopla do câmbio manual de seis marchas.

No Brasil, a eventual venda do Up! GTI é incerta. Aqui, o subcompacto também tem à disposição o motor 1.0 TSI, porém adaptado com tecnologia bicombustível e calibrado para render 105 cv e 16,8 kgfm, sempre acompanhado da transmissão manual de cinco velocidades. Quem desejar um visual mais esportivo tem como opção a recém lançada edição limitada Connect, que também conta com friso vermelho na dianteira e rodas de liga leve de 15 polegadas, dentre outros detalhes, mas mecanicamente é idêntico às versões tradicionais com a mesma motorização. O modelo também tinha a versão esportivada Speed Up, que saiu de linha com a recente reestilização do hatch para o mercado local.

VÍDEO UP! GTI X GOLF GTI MK1

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas