Chefão da BMW M prevê fim do câmbio manual

Peter Quintus afirma que em até sete anos modelos como o M3 terão apenas transmissão automática

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Chefão da BMW M prevê fim do câmbio manual
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No que depender da BMW, a opção de transmissão manual nos carros da divisão M, que identifica as versões de alto desempenho da marca alemã, está com os dias contados. Para tristeza dos fãs de clássicos como o M3 E30, que nomeia a primeira geração do sedã esportivo baseado no Série 3, em cerca de dez anos só haverá modelos M fabricados com câmbio automático. A declaração foi dada por Peter Quintus, chefe de vendas e marketing da BMW M, durante entrevista para a publicação "Wheels". 


O executivo da montadora bávara foi mais longe, dizendo que não apenas a transmissão manual, como também a automatizada de dupla embreagem estão vivendo o "canto do cisne" na divisão de performance da BMW - atualmente, carros como M2, o já citado M3 e M4 podem ser adquiridos com câmbio manual ou sequencial com duas embreagens.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

bmw-m2-coupe_122.jpg
bmw-m2-coupe_122.jpg
Crédito: bmw-m2-coupe_122.jpg
toggle button



Na avaliação de Quintus, em seis ou sete anos a transmissão manual não será mais disponibilizada porque simplesmente os clientes preferem os automáticos, embora admita que ainda há um público fiel aos BMW M manuais. O Brasil é um exemplo: a maioria dos modelos M vendida aqui vem apenas com troca automática de marchas. Além disso, no ano passado, a montadora já adiantou que a próxima geração do M5 e do M6 já não terá alternativa de pedal de embreagem.


Quando aos automatizados de dupla embreagem, o executivo afirmou que eles não mais representam grande vantagem em termos de redução de peso e velocidade de trocas na comparação com os automáticos convencionais, com conversor de torque, que nos últimos anos evoluiram bastante, inclusive em relação ao número de marchas: até dez, em modelos recentes, enquanto os de embreagem dupla pararam nas sete velocidades.

BMW M3 ganha retoque discreto no visual
BMW M3 ganha retoque discreto no visual
Crédito: BMW M3 ganha retoque discreto no visual
toggle button



Com isso, a BMW se une a marcas como Porsche, que já restringe bastante a oferta de câmbio manual nos seus carros.

Leia também:

Comentários