Brasil não tem previsão para adotar novas placas

Desenvolvimento de sistema único de integração emperra o processo; Padrão Mercosul já vigora na Argentina e no Uruguai

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Brasil não tem previsão para adotar novas placas
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Brasil ainda não tem prazo para receber as novas placas com padrão do Mercosul. Vigente na Argentina e no Uruguai, o novo modelo seria implementado aqui em 2016 e depois foi adiado para janeiro deste ano. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a falta de um sistema único que integre informações de todos os países participantes é o que está emperrando o processo.

IMAGE

toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Este sistema tem a intenção de evitar coincidência de placas em países limítrofes e o desenvolvimento dele está sob responsabilidade do Brasil, por meio de estudos técnicos da Câmara Temática de Assuntos Veiculares, com a cooperação dos demais governos – o Paraguai é o outro integrante do Mercosul, além de Brasil, Argentina e Uruguai (a Venezuela foi suspensa do bloco em dezembro de 2016).

De acordo com o Denatran, o não é possível fixar uma data para a conclusão do sistema sem que haja concordância de todos os governos envolvidos. “Neste momento, o status é que estamos aguardando o posicionamento das autoridades de trânsito dos demais países para darmos prosseguimento ao desenvolvimento do sistema único”, alegou o órgão em nota.

Mas, então, por que Argentina e Uruguai já utilizam as novas placas? O Denatran afirmou que os países do Mercosul são soberanos para alterar os modelos de identificação veicular e que novas pacas destes países, certamente, não fazem parte do que se convencionou chamar de “Padrão Mercosul”.

Em passagem pela Argentina, a reportagem do WM1 constatou que o novo modelo de placa utilizado é muito semelhante ao que foi anunciado pelo Mercosul em 2014. Porém, ele não tem o Código QR, que estaria localizado no canto inferior esquerdo, nem os brasões do município e Estado (ou província) que estariam ilustrados no lado direito.

Nova placa do Mercosul vigora na Argentina
Nova placa do Mercosul vigora na Argentina
Crédito: Nova placa do Mercosul vigora na Argentina
toggle button

O DNRPA, departamento de trânsito argentino, anuncia em seu site que a nova placa faz, sim, parte do Padrão Mercosul. Por lá, o modelo foi implementado em abril de 2016 - no Uruguai, a mudança em março de 2015.

Detalhes do novo padrão

A nova placa tem 40 centímetros de comprimento por 13 cm de largura. Há uma borda azul no topo, quatro letras e três números distribuídos de forma aleatória. Desta forma são possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes.

Outros itens presentes na nova placa são linhas onduladas horizontais e marcas d’água com o logo do Mercosul.

As categorias dos veículos também serão divididas por cores: convencional (branca), particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado).

Comentários