BMW confirma o retorno do cupê executivo Série 8

Montadora alemã vai apresentar o carro, ainda como conceito, no próximo dia 26, com lançamento em 2018

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BMW confirma o retorno do cupê executivo Série 8
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Série 8 vai voltar. A BMW confirmou que vai apresentar no dia 26 deste mês o Série 8 Coupe Concept, conceito que antecipa o cupê executivo que a marca alemã vai colocar no mercado no ano que vem, sucedendo o modelo produzido entre 1989 e 1999.

Além de anunciar a data de apresentação do conceito, a montadora divulgou um teaser do modelo, que revela a silhueta lateral, evidenciando a carroceria típica de cupês, com duas portas e caimento acentuado do teto na parte traseira, cuja tampa do porta-malas traz uma espécie de spoiler integrado. A imagem também revela um ressalto nos para-lamas traseiros e dianteira com faróis de LEDs pequenos para as (grandes) dimensões do carro.

Em 2013, a companhia já indicava planos de trazer de volta o Série 8 ao apresentar outro conceito, o Gran Lusso Coupe, apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, com design do estúdio Pininfarina (foto abaixo).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

bmw-pininfarina-gran-lusso-coupe-concept-front-three-quarters-view
bmw-pininfarina-gran-lusso-coupe-concept-front-three-quarters-view
Crédito: bmw-pininfarina-gran-lusso-coupe-concept-front-three-quarters-view
toggle button

Pouco se sabe sobre o modelo além disso. Uma coisa já dá para cravar: ele terá a mesma base do Série 7, o sedã maior e mais luxuoso da BMW, como também deverá usar os mesmos motores V12 e V8, que no sedã hoje rendem, respectivamente, 608 cv e 450 cv de potência. Espere, também, um preço mais alto que o cobrado atualmente pelo Série 7, que no Brasil está disponível apenas com oito cilindros e custa a partir de R$ 760 mil.

Quando chegar às concessionárias em 2018, o Série 8 será um rival direto do Mercedes-Benz Classe S Coupe e, futuramente, do Audi A9, que, especula-se, também esteja em desenvolvimento, com o mesmo conceito de carro de alto luxo com apenas duas portas.

O Série 8 original foi a referência de estilo, luxo e tecnologia nos anos 90, quando foi comercializado. O cupê trazia motores V12 (primeiramente de 304 cv e depois de 377 cv) e V8 de 290 cv, acoplados à transmissão manual de seis marchas ou automática de quatro velocidades. Tinha faróis dianteiros retráteis e trazia equipamentos raros ou inexistentes para seu tempo, como coluna de direção ajustável eletricamente e com memória, acelerador eletrônico, ar-condicionado programável (podia ser ligado antes do motorista entrar na cabine) e controles e tração e estabilidade (foto abaixo).

BMW Serie 8
BMW Serie 8
Crédito: BMW Serie 8
toggle button

De acordo com a BMW, a versão V12 com câmbio manual era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em cerca de seis segundos e tinha velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, como a maioria dos BMW atuais. A Webmotors tem uma unidade à venda do Série 8 original, fabricada em 1994, com câmbio manual, apenas 33 mil km rodados e que pode ser sua por R$ 98 mil.

Comentários