Newsletter
Share

Redes Sociais

Audi RS3 Sportback 2018

Audi RS3 Sportback 2018 tem motor de 400 cv

Facelift do A3 é a oportunidade para a marca colocar seu hatchback de volta no topo da categoria

WM1 / 10/02/2017 às 14:45

A guerra de potência que já ocorre há um tempo entre os sedans alemães definitivamente se estendeu para seus modelos de entrada. Nessa categoria o trono é muito mais disputado, com modelos de várias montadoras e configurações variadas (tração dianteira, traseira ou integral, duas ou quatro portas, cheio de equipamentos ou “pelado” etc), atendendo a todos os gostos.

Mas se a sua preferência for por números, você tem duas opções: Audi RS3 ou Mercedes-Benz A45 AMG. Com o surgimento da versão esportiva do Classe A, simultaneamente começamos a ver o termo “hiperhatch” ser utilizado. Seu 2.0 Turbo de 360 cv e a tração 4Matic fizeram dele um destruidor de supercarros no mundo real, e consequentemente, sucesso instantâneo. E a Audi não podia ver seu canhão ficar para trás sem tomar providências.

Eis que lança o novo RS3, na plataforma MQB. Na direção oposta do “downsizing”, a montadora decidiu repaginar seu icônico motor 2.5 de 5 cilindros em linha, tornando ele (um pouco) mais “verde”, e claro, mais potente. 372 cv, para ser exato. E com uma sinfonia cheia de nostalgia pelo Audi Quattro.

A Mercedes não esperou muito e respondeu à altura, com o facelift do seu hiperhatch passando a render 381 cv, além de ter passado por várias melhorias de comportamento dinâmico. E agora é a vez da Audi falar ainda mais alto, com 400 cv redondos, acoplados ao câmbio S tronic de 7 marchas e tração integral quattro de sempre, para atingir 100 km/h em 4,1 segundos, oficialmente. O RS3 Sedan, lançado no último Salão de Paris, já contava com esse motor, e era só uma questão de tempo para que o hatch aparecesse com ele. Agora é só uma questão de tempo para a AMG dar o troco de volta.

Por Lucas Cravo