Top 5 conceitos que se tornaram realidade

Conheça cinco exemplos de motos-conceito que fizeram sucesso e saíram das pranchetas dos designers para as ruas

  1. Home
  2. Motos
  3. Top 5 conceitos que se tornaram realidade
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em qualquer salão do mundo, além dos novos modelos, há motos-conceito que atraem a atenção do público. Alguns fazem a imaginação voar longe, pois se parecem mais com veículos saídos de filmes de ficção científica; outros são apenas um exercício de design e dificilmente vão ganhar as ruas.

Mas há alguns conceitos, mais reais, que os fabricantes usam para “estudar o impacto” e conhecer a reação do público àquele tipo, estilo ou desenho de moto... E esses, caso causem boa impressão, acabam tornando-se realidade.

Conheça cinco conceitos que, nos últimos anos, chamaram a atenção nos salões de motos de todo o mundo e, para nossa alegria, tornaram-se realidade.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Conceito Yamaha Três Cilindros
Conceito Yamaha Três Cilindros
Crédito: Conceito Yamaha Três Cilindros
toggle button

Yamaha MT09
Yamaha MT09
Crédito: Yamaha MT09
toggle button

Yamaha Tricilíndrica

Quando, em 2012, a Yamaha apresentou o conceito de um motor tricilíndrico no Intermot, o Salão de Motos de Colônia (ALE), confesso que eu e os demais jornalistas presentes ficamos de certa forma decepcionados. Afinal, um dos maiores eventos do setor de duas rodas do mundo e a Yamaha exibe um motor pendurado em uma esquisita estrutura metálica? Mas o Diretor Geral da Yamaha, Kunihiko Miwa, avisou: “vocês podem achar que não estamos desenvolvendo novos modelos. Estou aqui para mostrar o que estamos fazendo e para onde estamos indo”. Ele tinha razão, o motor de três cilindros com o virabrequim crossplane – o mesmo tipo utilizado no motor da superesportiva R1 – deu origem a uma bem-sucedida família de motos, que se iniciou com a MT-09. Com 115 cv de potência e um caráter empolgante, o tricilíndrico também equipa a aventureira esportiva MT-09 Tracer, vendida no Brasil, e a XSR 900, com visual retrô.

Conceito Triumph Bobber
Conceito Triumph Bobber
Crédito: Conceito Triumph Bobber
toggle button

Triumph Bonneville Bobber 1200
Triumph Bonneville Bobber 1200
Crédito: Triumph Bonneville Bobber 1200
toggle button

Bobber democrática

Em 2014, no Salão de Motos de Milão (EICMA), a Triumph foi mais discreta ao apresentar um conceito, como bem manda a educação inglesa. A fábrica de Hinckley mostrou duas Bonneville customizadas, ainda do antigo modelo com motor refrigerado a ar, que fariam parte de um concurso, no qual os fãs escolheriam a mais legal por meio da página da marca em uma rede social. Pois a versão Bobber foi a vencedora e, adivinhe? Neste ano, a Triumph lançou uma Bonneville Bobber. Bastante semelhante ao conceito “customizado”, mas já com a nova geração do motor hi-torque, de 1.200cc, refrigeração líquida e cerca de 90 cv. Nesse caso, a votação popular surtiu efeito e “elegeu” o conceito que deveria virar realidade.

Conceito Honda True Adventure
Conceito Honda True Adventure
Crédito: Conceito Honda True Adventure
toggle button

Honda Africa Twin
Honda Africa Twin
Crédito: Honda Africa Twin
toggle button

Honda aventureira

Também em 2014, a Honda mostrou uma moto cheia de lama, com a proposta de ser uma aventureira de verdade no EICMA. Batizado de “True Adventure”, o conceito tinha como base a experiência da marca nos ralis mundo afora – o conceito também foi exibido aqui no Salão Duas Rodas 2015. Inspirada na NXR 750, vencedora do Paris-Dakar, nos anos de 1980, a True Adventure deu origem à nova CRF 1000 L Africa Twin. Com proposta mais off-road, a bigtrail colocou a Honda na briga do segmento mais disputado atualmente. Equipada com motor de dois cilindros paralelos, com muito torque, eletrônica embarcada e chassi leve, a Africa Twin virou realidade e já está pronta para verdadeiras aventuras. 

Conceito BMW G310 Stunt
Crédito: Conceito BMW G310 Stunt
toggle button

BMW G310 R
Crédito: BMW G310 R
toggle button

BMW de entrada

A pequena BMW G 310 R agora já é realidade, mas a naked de entrada da marca alemã apareceu pela primeira vez em todo o mundo no Salão Duas Rodas 2015, realizado em São Paulo, como a G 310 Stunt Concept. Um fato inédito para a indústria de duas rodas no Brasil e que mostra a importância e o potencial do nosso mercado. Apresentada como um conceito de uma moto para manobras de wheeling, a naked trazia as cores verde e amarela e muitas linhas do modelo, que foi lançado recentemente no exterior. A G 310 R será montada em Manaus (AM), na fábrica própria da BMW, inaugurada em outubro passado. Com motor de um cilindro e bons 34 cv, a G 310 R tem a missão de atrair novos consumidores para as motos bávaras e deverá custar em torno de R$ 23.000.

Husqvarna 401 Vitpilen Conceito
Crédito: Husqvarna 401 Vitpilen Conceito
toggle button

Husqvarna Vitpilen 401 Real
Crédito: Husqvarna Vitpilen 401 Real
toggle button

Husqvarna do futuro

Adquirida, em 2014, pelo Grupo Pierer, do executivo austríaco Stephan Pierer, presidente da KTM, a Husqvarna voltou à ativa com dois conceitos de cair o queixo: a 401 Svartpilen e a 401 Vitpilen. A Svartpilen (flecha negra em sueco) é uma scrambler com um design para lá de ousado; e a Vitpilen (flecha branca em sueco), remete a uma café racer. E não é que neste Salão de Milão 2016, os dois protótipos tornaram-se reais? Mais que reais, muito parecidos com a ideia original: design minimalista, linhas angulosas e iluminação de LED. Equipadas com o monocilíndrico de 375 cc (que também dá vida à KTM Duke 390), a nova linha 401 mostram a cara da Husqvarna do futuro! Digo, do presente.

Comentários