Fiddle III prova que imagem não é tudo

Visual retrô é aposta do scooter da Dafra/SYM para fazer sucesso. Porém, preço e motor carburado atrapalham

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Agência Infomoto
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“Nossa, lindo esse scooter!”. “Parece aquelas lambretinhas antigas”. Essas foram as frases mais ouvidas enquanto rodávamos por São Paulo para avaliar o mais recente lançamento da Dafra no segmento de scooters, o Fiddle III. Com linhas arredondadas, farol único no guidão e roupagem em dois tons, o Fiddle III remete aos clássicos scooters dos anos de 1960. Molduras em volta do farol e da lanterna e os dois retrovisores cromados completam o visual vintage. O visual retrô, aliás, é o principal argumento de vendas do modelo, que tem preço sugerido de R$ 11.390.

Dafra Fiddle III
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Crédito: Dafra Fiddle III
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A inspiração em modelos do passado aparece até mesmo na hora de dar partida no motor de um cilindro e 124,6 cm³. Embora tenha partida elétrica, é alimentado por carburador, e exige um pouco de paciência do piloto em esperar o motor “esquentar”. Faz falta um afogador, pois como o câmbio é automático CVT não é possível dar umas aceleradas sem que ele saia do lugar. 

Dafra Fiddle III
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Crédito: Dafra Fiddle III
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Seu desempenho é modesto: 10,4 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e torque máximo de 0,87 kgf.m a 6.500 giros. Os números não empolgam e em ladeiras mais íngremes ou com garupa, o conjunto motriz mostra suas limitações. A velocidade máxima é de otimistas 100 km/h, apontados no painel analógico de fácil leitura.​

Embora tenha partida elétrica, é alimentado por carburador, e exige um pouco de paciência do piloto em esperar o motor “esquentar”. Faz falta um afogador, pois como o câmbio é automático CVT não é possível dar umas aceleradas sem que ele saia do lugar. 

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Bicho urbano

O fraco desempenho do Fiddle III faz dele um bicho urbano, feito para rodar no trânsito engarrafado das cidades. A transmissão CVT é um pouco lenta nas arrancadas, mas pode-se manter 60, 70 km/h sem muito esforço. O consumo, como era esperado de um motor carburado, não é dos melhores: fizemos 27 km com um litro de combustível. 

Seu porte compacto – o guidão tem 69 cm de largura e o peso a seco é de 115 kg – ajuda a driblar os engarrafamentos de São Paulo. Porém, assim como outros scooters, o Fiddle III sofre em vias esburacadas, mesmo com suas rodas de 12 polegadas. As suspensões têm curso reduzido e chegam facilmente ao “batente”.

Dafra Fiddle III
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Crédito: Dafra Fiddle III
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O sistema de freios – disco em ambas – chega até a ser exagerado para seu baixo peso e desempenho. Com sistema combinado, para o scooter com eficiência. Aqui vale uma crítica para o liso tecido do banco: em uma frenagem de emergência escorreguei e cheguei a sair do assento. 

Dafra Fiddle III
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Crédito: Dafra Fiddle III
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Plataforma

Além do visual retrô, o Fiddle III diferencia-se dos concorrentes pela sua estrutura com uma plataforma plana para os pés, ao invés de um túnel central. Dessa forma o motociclista fica em uma posição mais ereta e sobra espaço para carregar uma sacola entre as pernas, pois há um gancho no escudo frontal.

Por falar em carga, na parte traseira do escudo há um porta-luvas com uma útil tomada USB para carregar o smartphone. Sob o banco, além do pequeno compartimento de carga que leva apenas um capacete aberto, estão o bocal do tanque de 6,2 litros e uma chave de segurança, que permite bloquear a ignição. Lembrou-me muito os antigos “corta-gasolina” dos anos 90. 

Dafra Fiddle III
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Crédito: Dafra Fiddle III
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Uma curiosidade do Fiddle III é que o banco pode ser aberto girando a chave no contato, ou ainda por meio de um botão no punho esquerdo – onde normalmente fica o lampejador de farol. 

Para se diferenciar

Apresentado no Salão Duas Rodas 2015, o Fiddle III chegou ao mercado em junho do ano passado. Chamou a atenção principalmente pelo seu estilo retrô. Porém, mesmo quem busca um scooter urbano com visual diferenciado esbarra no preço elevado do modelo.

Dafra Fiddle III
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Afinal, suas especificações técnicas são inferiores aos concorrentes, principalmente o motor carburado, e mesmo assim o Fiddle III tem preço público sugerido de R$ 11.390. O valor é praticamente o mesmo de modelos mais modernos, como o Yamaha NMax 160, vendido por R$ 11.690, mas que traz freios ABS de série e motor injetado de maior capacidade. Talvez por isso ainda seja raro em nossas ruas, mostrando que imagem não é tudo.

Dafra Fiddle III
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Ficha Técnica

Dafra Fiddle III 125

Motor monocilíndrico, OHC, arrefecido a ar

Torque máximo 0,86 kgf.m mas a 6.500 rpm

Alimentação Carburador 

Capacidade do tanque 6,2 litros

Transmissão CVT

Suspensão dianteira Telescópica, com 80 mm de curso

Suspensão traseira Bichoque, com 75 mm de curso

Freio dianteiro Disco simples de 190 mm com pinça de pistão duplo e sistema combinado

Freio traseiro Disco simples de 220 mm com pinça de um pistão 

Chassi Underbone 

Dimensões (C x L x A) 1900 mm x 690 mm x 1130 mm 

Altura do assento 775 mm

Altura mínima do solo 120 mm 

Entre-eixos 1.330 mm

Peso a seco 115 kg 

Cor Branca/Vermelha e Preto/Dourado

Preço sugerido R$ 11.390

Dafra Fiddle III
Crédito: Dafra Fiddle III
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