A Harley-Davidson confirmou na última terça (23) o lançamento de uma nova geração de motores V2. Mantendo a mesma arquitetura clássica com dois cilindros em “V” dispostos a 45°, o novo motor foi batizado de “Milwaukee Eight”, em referência à cidade de origem da marca e às oito válvulas (quatro por cilindro). O motor terá três diferentes versões que irão equipar os modelos Touring e CVO na linha 2017. Com uma taxa de compressão 10% maior, outra novidade é um eixo contra balanceiro para reduzir as vibrações típicas de um V2. A Harley-Davidson garante que o motor produzirá 10% a mais de torque do que os atuais Twin Cam e também será mais potente, porém não revela a cavalaria.
O motor base será um V2 de 107 polegadas cúbicas, 1.753 cm³, com refrigeração a ar e, segundo a Harley, 10% mais torque e mais potente, mas sem revelar os dados. O Milwaukee-Eight 107 irá equipar os modelos Street Glide/Street Glide Special, Road King, Electra Glide Ultra Classic e Road Glide.O motor vem substituir o Twin Cam 103 em linha desde 2014.
Já a versão twin-cooled, ou seja, com arrefecimento líquido no cabeçote, terá a mesa capacidade, porém com melhor refrigeração. Chamado de Twin-cooled Milwaukee-Eight 107, o V2 vai equipar a Ultra Limited e a Road Glide Ultra.
A versão maior e mais potente, chamada de Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, terá 114 polegadas cúbicas ou 1.868 cm³ de capacidade. Esse motor irá equipar os modelos CVO Limited e CVO Street Glide. Esse enorme V2 entra no lugar do Twin Cam 110.
O lançamento mundial da linha 2017 da Harley-Davidson, que acontece nesta e na próxima semana, deverá trazer mais novidades. Entre elas, um novo conjunto de suspensão para a família Touring. Fique ligado, pois a Infomoto vai a Seattle, Estados Unidos, conferir de perto os novos modelos norte-americanos.