Caponord 1200 Rally é bigtrail ideal para aventuras

Italiana Aprilia apresenta versão pronta para longas viagens

WM1 / Março 2015
Arquivo

As bigtrails não correm risco de extinção. Embora a atual tendência das fabricantes de moto seja o crossover – modelos com suspensão de longo curso e proposta on-road –, quem busca uma companheira robusta para encarar terrenos inóspitos não ficará órfão. Ao menos no que depender da Aprilia. Está chegando ao mercado europeu a Caponord 1200 Rally, versão da bigtrail já fabricada pela marca italiana com malas laterais rígidas, rodas raiadas e outros equipamentos de série aptos para longas viagens, que não precisam ser necessariamente pelo asfalto.

Visualmente, foram feitas algumas mudanças bem sutis em relação à Caponord standard, mas suficientes para deixar a moto com “look” mais aventureiro. Conferido pelos acessórios, como as barras que protegem a carenagem e o anguloso tanque com capacidade para 24 litros; e o spoiler abaixo do quadro, que guarda o motor de danos mais severos ao topar com uma pedra ou algo do tipo. A moto também recebeu um par de malas laterais rígidas com 33 litros de capacidade cada uma, e dois faróis de neblina em LED. Além dos raios entrelaçados que substituem a estrutura de liga-leve, a Rally recebeu uma roda dianteira maior, de 19 polegadas.

No mais, a identidade visual da Aprilia foi mantida no modelo aventureiro. Assim, a Caponord 1200 Rally traz o característico conjunto óptico triplo. Este último, presente não só no modelo standard, mas também na superesportiva RSV4, no maxi scooter SRV e na naked Tuono. O lado esportivo da Aprilia também está presente no escapamento, cuja regulagem de altura permite que a peça fique mais alta quando as malas não estão instaladas. O resultado disso é um maior ângulo de inclinação nas curvas, bem-vindo na hora de percorrer uma estrada sinuosa.

MAIS POTENCIA, MAIS CEDO
O propulsor que move a Caponord Rally tem dois cilindros em “V” a 90º, refrigerado a líquido e com 1.197 cm³ de capacidade. A potência máxima é de 125 cv a 8.000 rpm – mais cedo do que na bigtrail standard – e todo o torque de 11,7 kgf.m está disponível nos 6.800 giros. De acordo com a Aprilia, o ajuste permite que o motor responda melhor e entregue potência de forma mais progressiva, mesmo nos regimes mais baixos. Afinal, ninguém quer ficar sem força na hora que o asfalto acaba.

No quesito ciclística, a Rally traz uma versão revista do chasi treliçado em aço utilizado no modelo base. Nele, foram feitas mudanças necessárias para que a moto recebesse a roda dianteira de 19 polegadas e conservasse a estabilidade em alta velocidade e a precisão nas curvas. Com isso, a moto ficou mais longa (2.280 mm) e mais alta (1.475 mm). O assento continua a 840 mm do chão e o peso seco é de 238 kg.  

 A frenagem fica por conta de dois discos dianteiros flutuantes de 320 mm mordidos por pinças radiais Brembo de quatro pistões. Na roda traseira, disco de 240 mm de diâmetro com uma pinça de um pistão também da grife italiana Brembo. Há ainda o auxílio do sistema ABS, que pode ser desligado. 

TECNOLOGIA DE SOBRA
A Aprilia não economizou em eletrônica na Caponord 1200 Rally. Além do ABS de dois canais, a bigtrail oferece três modos de pilotagem e controle de tração com três níveis de ajuste. Assim como o ABS, o controle de tração também pode ser desligado. Para que o piloto fique descansado durante a viagem, também foi equipado um piloto automático, que mantém a moto em uma velocidade pré-programada pelo condutor, mesmo em descidas ou aclives sem que ele precise acelerar. O sistema desliga automaticamente ao toque do freio dianteiro ou da embreagem.

  Há também o ADD (Aprilia Dynamic Damping), que nada mais é do que uma suspensão semi-ativa, que ajusta os parâmetros automaticamente de acordo com o piso pelo qual a moto está passando. Outro gadget bastante útil da Caponord Rally são os quatro modos de ajuste eletrônico da pré-carga da mola. O piloto pode optar pela configuração certa para quando está sozinho, com as malas, com garupa ou com ambos. A moto ainda traz um controle automático, que calcula o peso do piloto, do combustível, da garupa – se houver – e das malas para ajustar a pré-carga automaticamente.

Já disponível na Europa, por um preço na faixa de 17.000 euros (cerca de R$ 56.000), nas cores areia, amarela e verde militar, a Aprilia Caponord 1200 Rally chega para agradar os fãs de bigtrails aventureiras e mostra que nem só de superesportivas vivem as marcas italianas.

AVENTUREIRA INTERATIVA
A Caponord 1200 Rally também conta com outra novidade tecnológica: a Plataforma Multimídia Aprilia. Por meio de um aplicativo grátis baixado no smartphone do piloto, a moto é capaz de enviar informações via Bluetooth, como a velocidade média, distância percorrida, ângulo de inclinação e as curvas de torque e potência. Além de visualizar os dados da viagem, o app disponibiliza os manuais de operação da moto.