Newsletter
Share

Redes Sociais

Bosh cria escudo digital para o motociclista

Bosch cria escudo digital para motociclistas

Veículos podem perceber a presença do outro a centenas de metros de distância

WM1 / 30/05/2017 às 15:00

Não precisa ser PHD em trânsito para saber que os motociclistas estão muito mais vulneráveis a acidentes do que os motoristas. Estudos revelaram  recentemente que condutores de motos têm 18 vezes mais chances de se envolverem em acidentes rodoviários.

Apenas no ano passado, na Alemanha, foram registrados 30 mil acidentes com motos, 600 deles com mortes. Para reduzir esses números, a alemã Bosch, em parceria com a Autotalks, Cohda Wireless e a italiana Ducati, desenvolveu uma tecnologia que permite que "motocicletas e carros conversem entre si, criando um escudo de proteção digital para motociclistas".

Os veículos conseguem trocar informações entre si até dez vezes por segundo. São enviados dados sobre o tipo de veículo, a velocidade, a posição e a direção em um raio de centenas de metros, muito antes que os condutores – ou mesmo os sensores – detectem a presença do outro.

Em ultrapassagens, por exemplo, o sistema avisa o motorista e por um alerta no painel do carro e o motociclista por meio de um aviso sonoro sobre o perigo de executar a manobra. A comunicação entre os veículos pode ser essencial para a redução do número de acidentes. A marca ainda não divulgou quando a tecnologia começará a ser aplicada aos veículos.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas