Volvo XC90 Diesel chega a partir de R$ 369.950

Motor 2.0 biturbo D5 Drive-E rende 235 cv e leva o SUV aos 100 km/h em 7,8 segundos; Versão topo sai por R$ 419.950

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Lukas Kenji
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O XC90 passou a disponibilização o motor a diesel 2.0 biturbo de 235 cv. A novidade foi apresentada pela Volvo nesta segunda-feira (5) em evento realizado em Amparo (SP). O propulsor chamado de D5 Drive-E está disponível em duas versões: Momentum, de R$ 369.950, e Inscription, que sai por R$ 419.950.

O pico de potência do motor de quatro cilindros é entregue aos 4.000 rpm. Já o torque de 48,9 kgf.m é distribuído entre 1.750 rpm e 2.250 rotações. Composto pela transmissão automática de oito velocidades Geartronic, o XC90 D5 pode chegar aos 100 km/h em 7,8 segundos a partir da inércia. Já a velocidade máxima é de 230 km/h.

A versão inaugura a tecnologia PowerPulse, que visa evitar o atraso de resposta do turbocompressor ao pisar no pedal do acelerador, característica conhecida como turbo lag. O sistema atua por meio de um pequeno compressor elétrico que comprime o ar e o armazena. Ele é liberado quando o acelerador é acionado em regime abaixo de 2.000 giros, o que promove a reação instantânea do motor.

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Volvo XC90 Diesel
Volvo XC90 Diesel
Crédito: Volvo XC90 Diesel
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Em relação a itens de série, a versão Momentum dispõe de central multimídia com tela de nove polegadas sensível ao toque, que permite gerenciar o sistema de som e também a climatização do ar-condicionado de quatro zonas. Há ainda ajuste lombar e aquecimento dos bancos dianteiros, park assist, faróis full LED, painel de instrumentos com tela de 12,3”, quatro modos de condução e rodas de aro 19”.

Já a versão topo de linha Inscription agrega ainda sistema de som Bowers & Wilkins de 19 alto-falantes e 1.400 watts, sistema de suspensão por bolsas de ar, head-up display, aquecimento dos bancos traseiros, teto-solar panorâmico, rodas de aro 20”, detalhes estéticos cromados na parte externa, altertas de tráfego, ponto cego e colisão traseira, além de câmera 360°.

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Crédito: Volvo XC90 Diesel
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Pilot Assist

É de série para ambas as versões a tecnologia semiautônoma Pilot Assist de segunda geração. Sensores e câmeras monitoram as faixas e um sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades até 130 km/h. Na primeira geração da tecnologia, o sistema funcionava até 50 km/h.

Confira abaixo o vídeo de avaliação do WM1 feito com a versão a gasolina do XC90:

O WM1 realiza o teste do XC90 D5 e publica suas impressões em breve.

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