Volkswagen lança Gol e Voyage renovados

Hatch tem preço inicial de R$ 34.890 e sedã parte de R$ 40.990

WM1 / 22/02/2016 às 20:30atualizado 10/07/2016 às 14:45

A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (22) as novidades da linha Gol e Voyage. Se os modelos receberam um leve facelift externo, mudaram completamente na parte interna. Ambos receberam ainda mudanças na motorização e agora partem de R$ 34.890, no caso do hatch, e R$ 40.990, em relação ao sedã.

Os veículos são tratados pela própria Volkswagen como reestilização, e não como uma nova geração. A plataforma continua a mesma, embora, no Gol, a coluna C tenha sido alterada para acomodar novas lanternas.

Segundo Jorge Portugal, vice-presidente de vendas, a nova linha será a primeira após a mudança de postura da marca no Brasil. “Queremos que a marca volte a ser referência no mercado”, disse o executivo, que também citou a busca por apelo mais emocional e inovador em seus novos modelos.

AMBIENTE MODERNIZADO

Apesar da reestilização também externa, as maiores novidades estão no interior. O painel foi completamente redesenhado, com linhas horizontais e três partes bem definidas – superior, inferior e uma faixa decorativa central.

Com essa configuração, a cor de cada setor será diferente de acordo com as versões. Na Highline, por exemplo, a parte superior é mais escura, com o setor inferior claro e a faixa central com acabamento em alumínio escovado.

O console central também foi repensado para acomodar a nova família de centrais multimídia da linha. O volante será sempre o mesmo usado no Golf, recebendo comandos do rádio nas versões mais completas.

O cluster é completamente novo: com a mesma linguagem dos modelo Volkswagen, com dois grandes relógios e o computador de bordo no meio. Os indicadores estão 30% maiores e o computador de bordo recebe iluminação em LED.

 

Na dianteira, faróis, grades e para-choque ganham novo desenho, alinhado-se com a linguagem da marca. O para-choque ganhou fendas mais destacadas, que alargam a frente do carro e valorizam os traços horizontais.

Na traseira, o Voyage continua o mesmo. Já o Gol, ganha nova tampa traseira e lanternas maiores. As rodas continuam sendo oferecidas entre 14 e 16 polegadas, porém com novos desenhos.

CONECTIVIDADE

O grande mote para o lançamento desta reestilização é a conectividade. A linha Gol receberá quatro opções de rádio, sendo duas delas com tela touchscreen e todas com conexão bluetooth e entrada USB.

A Discover Media, mais completa, com tela de 6,33 polegadas, plataforma App Connect (que permite utilização dos sistemas de epelhamento Mirror Link, Apple CarPlay e Android Auto) está disponível porém sempre como opcional.

A versão Trendline, mais básica, traz de série o sistema Media, com conexão Bluetooth, entrada USB e SD. Na Comfortline, a Media Plus é básica com os mesmos itens da Media, porém adicionando CD player e preparação para visor do sensor de estacionamento.

Nessas duas versões, ainda é oferecida a Composition Touch como opcional. Na Highline, porém, ela vem de série, com tela sensível de 5 polegadas, sistema de espelhamento Mirror Link e tudo mais que já vem nos sistemas anteriores.

MODA TRÊS CILINDROS

Mecanicamente a linha Gol também foi renovada. As opções de motores agora contam com o 1.0 de três cilindros flex para a Trendline e Comfortline e a mesma 1.6 8V de quatro cilindros que já era oferecida para todas as versões.

Com essas alterações, o antigo motor 1.0 de quatro cilindros está oficialmente aposentado da linha Volkswagen, que descarta equipar o Gol com o 1.0 TSI do Up!.

Com o novo motor 3 cilindros, a Volkswagen diz que o Gol está 11% mais econômico – recebeu Nota A no Inmetro – e 8% mais rápido graças aos 82 cv do novo motor quando abastecido com etanol. Com o mesmo combustível, o 0 a 100 km/h é completado em 12,3 s, contra 13,4 s da versão anterior.

Graças aos 10,4 kgf.m disponíveis logo aos 3.000 rpm, sendo que 85% deles já aparecem aos 2.000 rpm, a relação de marchas do câmbio manual MQ200 de 5 marchas pode ser alongada, buscando mais eficiência energética.

O MQ200 também está no 1.6, junto com o automatizado iMotion, que não está disponível com o motor 1.0.

Os freios também são novos. Os discos ventilados dianteiros cresceram 15 mm e agora são de 256 mm, enquanto o cavalete das pinças são de 54 mm, 6 mm maiores que o anterior.

Para o lançamento, a Volkswagen também oferece o pacote Connect para a versão Comfortline. Com motor 1.0 ou 1.6, o pacote adiciona,  o sistema Discover Media, comandos do som no volante, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos, rodas de 15 polegadas, além de pintura exclusiva em azul e detalhes azuis nos bancos e na faixa central do painel.

Confira abaixo os preços e versões de Gol e Voyage:

Gol Trendline 1.0 – R$ 34.890
Gol Trendline 1.6 – R$ 40.190
Gol Comfortline 1.0 – R$ 42.190
Gol Comfortline 1.6 – R$ 47.490
Gol Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 50.790
Gol Highline 1.6 – R$ 51.990
Gol Highline 1.6I-Motion – R$ 55.290
Gol Connect 1.0 – R$ 45.190
Gol Connect 1.6 – R$ 49.990
Gol Connect 1.6 I-Motion – R$ 53.290
Voyage Trendline 1.0 – R$ 40.990
Voyage Trendline 1.6 – R$ 44.590
Voyage Comfortline 1.0 – R$ 46.490
Voyage Comfortline 1.6 – R$ 49.790
Voyage Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 53.090
Voyage Highline 1.6 – R$ 52.290
Voyage Highline 1.6I-Motion – R$ 58.590
Com colaboração de Lukas Kenji.

Para o estagiário, gostar de carro foi hereditário. Adora carros preparados, clássicos e customizados. Apaixonado pelos esportivos japoneses, prefere um Skyline a uma Ferrari. Mas não rejeita nada que faça barulho e ande rápido.

Matérias relacionadas