A dupla Golf Variant e Tiguan têm muito em comum. São espaçosos, têm medidas fartas, são focados na família e oferecem prazer ao dirigir. Nesta sexta-feira (23), surgiu uma semelhança: motor 1.4 TSI de 150 cv. Por outro lado, a novidade também traz uma relevante diferença. No caso da perua, a novidade é que o propulsor agora é flex. Já em relação ao SUV, a opção 1.4 é inédita, porém, o consumo é restrito à gasolina.
Oferecido em duas versões, o Golf Variant agora sai por R$ 101.880 na configuração Comfortline e, R$ 113.290, na opção topo de linha Highline. Já o Tiguan parte de R$ 125.990, quando equipado com o motor 1.4. A versão 2.0 continua à venda e tem tabela de R$ 149.990.
O propulsor 1.4 TSI tem pico de potência e torque são os mesmos em ambos os carros: 150 cv e 25,5 kgf.m. A transmissão automática de seis velocidades também vale para os veículos. A diferença é que no station wagon ela é Tiptronic, enquanto no utilitário esportivo o câmbio é DSG de dupla embreagem.
Apesar dos novos motores, a origem dos veículos continua a mesma. O Golf Variant continua sendo importado do México, ao passo que o Tiguan vem da Alemanha.
As outras novidades da linha 2017 da perua baseada no Golf está na relação de itens de série. Qualquer versão agora vem com comando de voz e central multimídia com App-Connect, tecnologia que permite parear smartphones e tablets com os programas Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link.
Outros equipamentos disponíveis já na versão Comfortline são o sistema Star/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos e retrovisores elétricos, central multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, rodas de liga leve de aro 16” estilo, sensores de estaionamento dianteiros e traseiros, sete airbags, controles de tração e controle de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, faróis de neblina e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão. O único opcional para a versão são rodas de aro 17” estilo Geneva.
Já a configuração Highline agrega ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro, lanternas de LED e volante multifuncional. Os opcionais são rodas de aro 17” diamantadas estilo Madrid e central multimídia com tela de 8 polegadas.
Além do propulsor 1.4, outra mudança de performance é que tração é 4x2, enquanto na versão 2.0 ela é 4x4. A quem tem o receio de que o motor menor não é capaz de impulsionar o SUV, a Volks responde com os dados de aceleração de 0 a 100 km/h e de velocidade máxima: 9,2 segundos e 195 km/h, respectivamente.
O pacote de itens de série incluem sistema star/stop, direção elétrica, rodas de liga leve de aro 17”, seis airbags, oito alto-falantes, piloto automático, ar-condicionado, volante multifuncional com acabamento de couro, sensor de estacionamento e central multimídia com tela de 6,5” com App-Connect.
São opcionais ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de aro 18”, destravamento das portas por aproximação da chave, câmera de ré, sensor de chuva e teto solar panorâmico.
O WM1 realiza o test drive dos dois modelos e publicará as primeiras impressões em breve.