Primeiras impressões: Ford EcoSport Titanium 2.0

Renovado SUV ganha qualidades de produto global, mas o preço - ainda não divulgado - poderá assustar

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Redação WM1
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Com mais de 1 milhão de unidades produzidas, sendo 600 mil delas vendidas no Brasil, o EcoSport prepara seu voo mais ousado. Para conquistar mercados mais exigentes, como o europeu e o norte-americano, a Ford modernizou seu SUV. O WM1 acelerou a versão 2.0 Titanium e mostra para você tudo o que mudou. Mas fique sabendo, o preço desta configuração topo de linha pode ser uma novidade amarga, perto dos R$ 90 mil...

Ford EcoSport 2018
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Crédito: Ford EcoSport 2018
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As mudanças mais profundas do EcoSport estão no interior do SUV, mas o design da carroceria não ficou de fora da renovação. E é na dianteira onde isso fica mais evidente. A Ford alinhou o modelo com seu DNA mundial de design para utilitários esportivos, afinal, este Eco será vendido em mais de 140 países. Inclusive o mais tradicional mercado da Ford, os Estados Unidos. Os faróis mantiveram a inclinação, mas as peças são maiores. Os faróis de neblina têm linhas afiadas. A grade manteve a forma trapezoidal, porém com desenho atualizado. Visto de lado, a mudança marcante são as rodas de 17 polegadas com acabamento metálico. O retrovisor foi redesenhado para melhorar os fluxos de ar. Na traseira há novo para-choque e foi mantido o estepe, algo que não acontece em outros mercados. Segundo a Ford, os consumidores brasileiros gostam desta característica do EcoSport e por isso ela foi preservada. Mudanças também na parte de cima do SUV, que ganhou teto-solar e teve a antena de rádio deslocada para a parte posterior.

Mas fique sabendo, o preço desta configuração topo de linha pode ser uma novidade amarga, perto dos R$ 90 mil...

É ao abrir a porta que o EcoSport 2018 mostra suas maiores novidades. Quase tudo que os olhos enxergam e as mãos tocam é novo. Começamos falando dos bancos, que tem nova estrutura e couro legítimo com inédito padrão de costuras. Essa cor clara é de série na versão Titanium, e também está presente no painel e nas portas. Toda a lógica da disposição dos equipamentos na cabine é para facilitar a operação do motorista, principalmente na tela de 8 polegadas. O sistema multimídia Sync 3, que já traz uma série de apps, é compatível tanto com smartphones com Android ou sistema IOS. A tela capacitiva reage como a de um tablet, bem mais rápida aos toques. A própria disposição e navegação lembram as de um smartphone, bem intuitivo.

 Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Legenda: Ford EcoSport 2018
Crédito: Ford EcoSport 2018
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O volante revestido em couro é novo. Nele, à direita, estão os comandos que conversam com a tela multimídia. Na parte esquerda, abaixo, está a interface do controle automático da velocidade de cruzeiro. Ainda na esquerda do volante estão os botões que selecionam as informações no cluster. Ele também é novo, com tela colorida de 4,2 polegadas. No console central há um apoio de braços elevado. Logo a frente, no painel, há novos comandos do ar-condicionado e duas entradas USB com bordas iluminadas, o que facilita encontrá-las à noite.

Outra mudança interessante na cabine está lá atrás, no porta-malas. O bagageiro ganhou um sistema inteligente, que cria uma espécie de camada no compartimento. Dessa maneira, é possível empilhar e até esconder itens. Colocada na posição mais alta, essa plataforma fica alinhada aos bancos traseiros rebatidos. Isso forma uma área quase plana para carregar objetos grandes. Aliás, o sistema de rebatimento dos bancos traseiros é fácil de operar e não exige que os encostos de cabeça sejam desmontados.

Os motores disponíveis para o EcoSport são outra novidade. Sai de cena o 1.6 e entra o motor 1.5. Neste primeiro momento a Ford só deu a imprensa detalhes da versão Titanium, que segue sendo 2.0, mas com muito mais força

Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Crédito: Ford EcoSport 2018
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Os olhos, no entanto, não percebem algumas atualizações no projeto do EcoSport. As portas ganharam mantas estruturais e reforços nas travas. Tudo para aumentar a robustez e dar ao cliente uma sensação de solidez ao fechar as portas. O capô tem manta acústica e outras peças do cofre agora tem material que absorve ruídos. Portanto, essas modificações são perceptíveis aos ouvidos.

Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Crédito: Ford EcoSport 2018
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Os motores disponíveis para o EcoSport são outra novidade. Sai de cena o 1.6 e entra o motor 1.5. Neste primeiro momento a Ford só deu a imprensa detalhes da versão Titanium, que segue sendo 2.0, mas com muito mais força. O quatro-cilindros agora tem injeção direta para gerar 176 cv quando abastecido com etanol. Este é o mesmo propulsor encontrado no Focus. Outra mudança importante está na transmissão. O câmbio de dupla embreagem Powershift vai para o banco de reservas, quem entra no lugar é o automático de seis marchas 6F.

Com novos câmbio, motor e carroceria, a engenharia da Ford precisou recalibrar o EcoSport. O projeto foi liderado pelo Brasil e envolveu mais de 700 engenheiros. Foram 1 milhão de horas de simulações virtuais de aerodinâmica, com mais 200 horas em túnel de vento para refinar o desenho do SUV. Uma curiosidade é a grade frontal com controle ativo. Nela há aletas que se abrem e fecham para otimizar a entrada de ar no compartimento do motor. Quando se liga o carro de manhã, por exemplo, elas permanecem fechadas para o 2.0 chegar à temperatura ideal o mais rápido possível. Se a temperatura ambiente estiver alta, estas aletas se abrem para permitir maior resfriamento do motor. O objetivo disso é melhorar o fluxo aerodinâmico do Ford, por isso há ainda novos defletores de ar sob o carro. Eles trabalham em conjunto com o spoiler dianteiro para diminuir o arrasto em altas velocidades. O novo modelo tem coeficiente aerodinâmico de 0,35, isso é 11% mais eficiente que o anterior segundo os engenheiros.

 Ford EcoSport 2018
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Legenda: Ford EcoSport 2018
Crédito: Ford EcoSport 2018
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A tocada do EcoSport evoluiu com a nova geração, e a Ford refinou o SUV nesse pesado facelift. A suspensão dianteira tem 1,7 cm a mais de curso e buchas recalibradas. Isso, segundo a Ford, melhorou em 15% a absorção de impactos e em 40% a sensação de aspereza ao volante. A suspensão traseira foi enrijecida em 15% e a barras estabilizadores têm novas buchas. A carroceria melhorou em 5% sua rigidez torcional. A rolagem da carroceria, aquele deslocamento lateral do veículo durante as curvas, foi diminuída em 6%.

O WM1 teve um contato breve com o EcoSport Titanium 2.0 no campo de provas da Ford, em Tatuí (SP). Foram algumas voltas com unidades pré-série do SUV. Mesmo com essa experiência rápida foi possível perceber a evolução do modelo.

A eletrônica também foi atualizada para modernizar o EcoSport. A nova arquitetura, chamada de CGEA 3.1, está alinhada ao padrão global da Ford. Ela garante a melhor comunicação entre todos os módulos com o novo motor 2.0. E ainda integra os vários sistemas do SUV. Um deles é o Advance Trac com programa anti-capotamento. Ele usa as informações de vários sensores, que fazem 100 medições por segundo, para deixar o Ford em segurança. O EcoSport, se detectar risco, reduz a potência do motor e freia individualmente cada roda para que o motorista mantenha o controle do SUV. Ainda no campo da segurança, há controle de estabilidade, controle de tração, auxílio de frenagem (que aumenta a pressão no sistema de freio, caso o motorista não aplique o pé com força no pedal) e, se tudo isso não evitar a colisão, há 7 airbags sendo um deles para os joelhos do motorista.

Ford EcoSport 2018
Crédito: Ford EcoSport 2018
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O WM1 teve um contato breve com o EcoSport Titanium 2.0 no campo de provas da Ford, em Tatuí (SP). Foram algumas voltas com unidades pré-série do SUV. Mesmo com essa experiência rápida foi possível perceber a evolução do modelo. O EcoSport 2018 não é desajeitado ao volante como alguns outros utilitários. Ele tem a tocada quase de um hatch. Toda a atenção da engenharia com a cabine compensou. O motor 2.0 puxa bem e o câmbio automático é discreto, faz seu trabalho bem e sem alardes. Destaque também aos freios, que foram reforçados para aguentar o peso extra do motor e câmbio.

O Eco subiu de patamar, o interior é de carro premium. E talvez o problema esteja aí. A Ford não divulgou preços da versão Titanium, mas listou seus concorrentes. São todos SUVs com preços entre R$ 90 mil e R$ 103 mil. Portanto, é de se esperar que o EcoSport fique nessa faixa. Será um desafio convencer o cliente, apesar de todas as evoluções, a pagar cerca de R$ 90 mil no EcoSport. Certamente a maioria das versões vendidas terá o motor 1.5 e preços mais mundanos. Portanto, vale a pena ter paciência e experimentar o Eco 1.5.

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Por Carlos Cereijo

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